domingo, 13 de outubro de 2013

REFLEXÃO : RESPOSTA AO COMENTÁRIO ANÔNIMO

 Recebi um comentário em uma das minhas postagens,e além de compartilhá-lo com os amigos leitores do blog,gostaria de fazer alguns comentários.Eu poderia simplismente negar o comentário,até porque o blog é pessoal e escrevo oque eu bem entendo a hora que achar necessário, mas acho que seria importante receber a crítica e saber aproveitá-la da melhor maneira possível. Acho importante a crítica,nós professores somos formadores de opinião e sempre lutamos em transformar nossos alunos críticos e que tenham a capacidade de opinar sobre os mais diversos assuntos e é assim que criamos uma sociedade participativa. Vamos lá.


ANÔNIMO DISSE....

"Tu não tem jeito mesmo heim Marcelo. Tu pensa que é melhor que os outros, esta enganado. Quem não te conhece é que te compra, pois tu vai fazer 20 anos de magistério e não saiu disso que tu é. "Um crítico contumaz e que nunca realizou nada de expressivo como professor e como homem.Dai, fica criticando os que fazem, só para satisfazer este teu pobre e infeliz ego. Já esta com bastante idade e esta na hora de mudar este teu pensamento. Vê se muda Marcelo, senão a vida passa e tu vai morrer carregando como bem maior a inveja que tu tem dos teus colegas".



Significado de Contumaz:

"Pessoa contumaz, sob o ponto de vista jurídico, - diz-se de ou indivíduo que, deliberadamente, se recusa a comparecer perante juiz que o tenha citado.

Além disso, contumaz ainda é - que ou o que é obstinado, insistente - e, também, - que constitui hábito; costumaz, costumeiro, habitual (in Dicionário Eletrônico Houaiss). O Dicionário da Porto Editora considera que contumaz, na área do direito, - diz-se do réu ausente na audiência de julgamento; revel-. "

Exemplo do uso da palavra Contumaz:

O político é um usuário contumaz da mídia para se promover à custa de uma censura velada


Significado de Contumaz

adj. e s.m. e f. Teimoso, obstinado, cabeçudo.
Direito Que se recusa a comparecer em juízo; revel


A princípio Srº ou Srª anônimo,obrigado pels visita e por ler meus posts,é sinal que ja faço algo de expressivo pois as pessoas se preocupam em ler as coisas que escrevo. Se você acompanha meus comentários em jornais,revistas,sites e blogs,deves saber que eu nunca em momento algum omiti meu nome,pelo contrário assumo oque eu escrevo e também se notar eu evito citar nomes procuro falar em um contexto geral. Os jornais publicam geralmente meus textos na íntegra, alguns optam por encurtar até por regras do editor. Srº(ª) anônimo,oque seriam dos famosos críticos de épocas passadas ou mesmo os grandes jornalistas atuais,se não pudessem escrever seus comentários,e o que seria de nós leitores se não pudessemos tirar conclusões dos textos críticos,cabe a nós concordar ou não. Eu gosto de escrever,assim como existem vários articulistas que mantenho contato por email e que colaboram em meus textos,assim como professores de português a que recorro em caso de alguma dúvida,pois não sou sabedor de tudo.


1- achar  que alguém tem jeito ??,depende de qual ponto de vista você se refere,aliás todos temos,ou você se acha perfeito,eu poderia falar a mesma coisa de você em referência a algumas atitudes,meus comentários alguns gostam e concordam outros não acham nada e não concordam e a vida segue. 

2-eu jamais penso em ser melhor,quero sim fazer o melhor no meu trabalho e por este motivo procuro me aperfeiçoar a cada momento, a vida é um aprendizado constante e a cada dia meus alunos me ensinam muito,a  vida me ensina e a experiência adquirida nos meus 20 anos de magistério e mais alguns anos trabalhados em outras áreas do esporte. Eu tenho em alguns professores a minha grande admiração : professores alcides,ésio,clévis,gil,nailton,nerilton,magali estes das mais antiga geração ( alguns ja falecidos) e recentemente alguns da nova geração que admiro pelo trabalho que fazem  e procuro me espelhar : professores pedro paulo,professor oldalmyr,professor ocimar tupã,professor carlos que apesar das nossas diferenças, respeito pelo trabalho que fazem cada um na sua área de conhecimento.O que eu vou continuar divergindo é da maneira que as coisas estão sendo feitas, e este direito ninguém me tira;

3-vou fazer com muito orgulho 20 anos de magistério me dediquei neste tempo todo a fazer o melhor pelo magistério público,sei que cometi alguns erros,outros acertos,alguma coisas poderia ter feito outras talvez não,quem pode me julgar são as pessoas que ja trabalharam comigo; 

4-a palavra contumaz fiz questão de encontrar seu significado e como podes ver tem várias atribuições,não sei oque é expressivo para você e quem julga isto não somos nós,talvez você tenha razão em alguns aspectos, mas precisamos saber oque é algo expressivo,depende do ponto de vista de cada um e do momento em que vivemos,talvez eu tenha ou talvez mesmo eu nunca tenha feito nada;

5- quanto ao lado pessoal deves ter cuidado,até porque eu não envolvo esta questão,meus questionamentos são totalmente profissionais,da área em que atuo e que tenho um  pouco de conhecimento.Minha vida pessoal só diz respeito a mim e as pessoas que convivo,meus problemas pessoais eu resolvo e todos temos esta privacidade,venho de uma família humilde,que sempre lutou para ter o pouco que possui,meus tios,primos, meus pais,meu filho e minha irmã ( com problemas físicos adquiridos depois de um avc)  são as muito importantes para mim e você foi infeliz neste comentário,mas ja que o fez esta aí a resposta

6-meu ego não é pobre e infeliz, pelo contrário,e enquanto deus me mantiver vivo,com saúde e sabedoria para escrever,criticar e opinar eu sempre o farei,mesmo que algum dia eu estiver em uma cama impossibilitado e minhas mãos ja não puderem escrever. A única maneira que pode me fazer parar de escrever é tirarem minha vida. O problema aqui nesta cidade é assim,você tem que ser cego,surdo e mudo e aí sim tu podes ser alguém,infeliz de quem pensa assim.

7- mudar meu pensamento,em que sentido ? as críticas me fazem uma pessoa tão ruim assim ? As minhas críticas são voltadas a maneira de como as coisas estão sendo feitas e na minha concepção poderiam ser diferentes se as pessoas que gerenciam o esporte tivessem mais diálogo com entidades. Eu também sofro críticas,existem as pessoas que gostam de mim e as que não gostam,existem as pessoas que acham meu trabalho ótimo  e outras não concordam.

8- finalizando eu gostaria de deixar bem claro que a palavra inveja é totalmente equivocada,amo oque faço e me sinto bem no que faço,gostaria sim de ter mais oportunidade,gostaria de poder ver algum dia os profissionais de educação física unidos em um único objetivo,estou quase no final da minha vida profissional e nos poucos anos que me restam quero contribuir o máximo,e aos novos profissionais de educação física que tenham mais humildade e respeitem os profissionais com mais experiência de vida profissional.

     

2 comentários:

  1. marcelo nós pais somos gratos a tudo oque vc tem feito de bom para nossos filhos e só isto ja é uma grande realização

    ResponderExcluir
  2. Alessandra de Freitas Alves.15 de outubro de 2013 às 10:02

    Alessandra disse...

    É Marcelo, infelizmente na vida nos deparamos com pessoas assim que falam o que bem entendem, mas não são suficientemente esclarecidos, não têm coragem de dar a cara a tapa pra bater, apenas se omitem vivem no anonimato. Como mãe de atleta posso dizer e afirmar que o seu trabalho é excelente com os garotos e as oportunidades vão surgindo aos mesmos e digo mais o que falta na minha cidade querida é apoio ao esporte principalmente por parte das autoridades, esquecem que esses meninos de hoje são os futuros eleitores de amanhã e quanto ao Srº ou Srª anônimo(a) ao invés de ficar destilando veneno, venha junto conosco (PAIS,)acompanhar o trabalho do PROFESSOR MARCELO BRAGA.

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO

CRÍTICAS FAZEM PARTE DO PROCESSO , MAS O RESPEITO Á PESSOA É FUNDAMENTAL

 Em outubro de 2024 , todos os municípios do nosso país , escolherão vereadores, prefeito e  vice prefeito que estarão  afrente das prefeitu...