quarta-feira, 16 de outubro de 2013

OQUE E COMO ENSINAR : METODOLOGIAS APLICADAS AS CATEGORIAS DE BASE

Muitos são os métodos aplicados hoje nas categorias de base nas modalidades de futsal e futebol. Definir qual a melhor ou qual a que mais se aproxima dos objetivos que pretendemos. São vários os profissionais que aplicam determinados métodos com objetivos sociais,de rendimento ( aqueles voltados diretamente para competição ) ou intercalando os dois objetivos.

Tanto no futebol de campo quanto no futsal existem vários profissionais técnicos e professores que através de livros nos colocam a disposição muitos de seus trabalhos e cabe ao profissional direcionar seu trabalho. O trabalho desenvolvido nas categorias de base ( sub 7,sub 9,sub 11,sub 13,sub 15 e sub 17 ) é de grande importância no desenvolvimento motor,social e psicológico da criança e dos jovens. Nós professores que trabalhamos com a formação de pequenos atletas,sejam eles com objetivos sociais ou de rendimento,temos que ter o máximo cuidado com o desenvolvimento das atividades,principalmente nas fases iniciais  7 á 11 anos,isto dentro da minha experiência de trabalho dentro destas categorias. Na escola as aulas de educação física, quando  bem planejadas e aplicadas,os benefícios as crianças em fase de formação são enormes e visíveis a cada ano de ensino. 
Oque se aplicar e de que maneira aplicar ?
É normal a influência dos métodos aplicados por alguns profissionais do futebol e futsal,até por suas experiências profissionais e tanto pela fama de alguns dentro do cenário nacional e internacional. Particularmente tenho meus métodos,tanto nas aulas de educação física quanto nos projetos em que atuo com ênfase no rendimento. Sou tecnicista e vejo uma ampla variedade de movimentos a serem aplicados,dentro dos mais variados objetivos e com resultados dentro daquilo que planejo. Dentro do futebol e futsal de rendimento,gosto de visualizar treinamentos específicos,aplico muitos deles e em alguns casos utilizo variantes e aplico dentro dos meus objetivos. Tenho ppr prioridade os fundamentos básicos,tanto no futebol quanto no futsal ( domínio,passe,chute,posicionamento,entre outros aspectos que julgo importante) no futsal não tenho tanto conhecimento e sempre procuro apoio em biografias,vídeos e outras fontes de pesquisa,mas acho fundamental que se trabalhe insistentemente os fundamentos básicos e não somente o jogo. No futebol eu tenho dificuldades na questão de treinamento e conciliá-los com meus horários,mas é uma modalidade que me identifico muito o futsal se torna um desafio diário mas me fascina pela inteligência e velocidade do jogo.

              
Concluindo este pequeno relato,gostaria de esclarecer que nenhum método é melhor que outro,apenas se torna diferenciado da maneira como ele é aplicado,e destaco dois pontos importantes no profissional que trabalha com categorias de base 1º gostar do que faz, 2º criatividade,3º definir objetivos.Outros fatores como local de trabalho,material,grupo de alunos,também tem total importância nos resultados a serem obtidos. Cada profissional tem seu perfil,sua didática e o aperfeiçoamento constante é regra básica para obter bons resultados e crescimento profissional.

MARCELO ROBERTO VIEIRA BRAGA
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA      

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO

CRÍTICAS FAZEM PARTE DO PROCESSO , MAS O RESPEITO Á PESSOA É FUNDAMENTAL

 Em outubro de 2024 , todos os municípios do nosso país , escolherão vereadores, prefeito e  vice prefeito que estarão  afrente das prefeitu...