quinta-feira, 17 de outubro de 2013

CIÊNCIAS DO ESPORTE,ARTIGO : A preparação de atletas de futebol acima dos 32 anos

ESTE IMPORTANTE TEXTO TRÁS ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A PREPARAÇÃO FÍSICA DE ATLETAS JA COM UMA IDADE AVANÇADA MAS QUE ESTÃO EM PLENA ATIVIDADE E FAZENDO A DIFERENÇA EM MUITOS CLUBES BRASILEIROS E INTERNACIONAIS.


FONTE DESTE TEXTO : www.cienciadoesporte.com.br   




Ao longo dos anos, a modalidade do Futebol ficou mais competitiva no calendário brasileiro, com diversas competições no ano sem tempo para recuperar um atleta para o próximo jogo. Com isso, nós preparadores físicos temos a dura tarefa de entregar para o treinador todo o elenco pronto para as partidas sendo uma em cima da outra, atrapalhando os trabalhos no dia a dia em que o atleta poderia evoluir fisicamente cada vez mais dentro da competição.
Nesse ano de 2013, as principais equipes do Campeonato Brasileiro da série A, como o líder Cruzeiro e as outras que estão brigando por vaga na Libertadores, Botafogo, Atlético Paranaense e Grêmio tem atletas acima de 32 anos. Podemos destacar o Cruzeiro com 4 atletas, são eles: Fábio, Ceara, Tinga e Leandro Guerreiro.
No Futebol Capixaba a Desportiva Ferroviária que nos últimos 2 anos ganhou todas as competições que disputou no Estado, sendo campeã da série B 2012, Copa ES 2012 e Série A 2013, teve atletas acima dos  32 anos, tendo 4 atletas nesse período, são eles: Carlos Alberto, Gilmar, Léo Oliveira e Flavio Santos.
Apresentando dados desses atletas acima dos 32 anos dentro dos jogos, a porcentagem de vitórias é muito grande, comparando eles dentro de campo e fora de campo. O Cruzeiro em 2013 está há 10 pontos a frente do vice-líder, Fábio e Ceara atuando em todos os jogos, vale lembrar quando esses atletas não passam por uma boa fase técnica ou por desgaste de jogos o resultado negativo acontece, foi o caso do Botafogo quando Seedorf não estava bem.  
A preparação física desses atletas nos seus respectivos clubes tem um processo de treinamento diferente dos demais, são atletas importantes dentro de um elenco que pode ajudar com sua experiência e também pelo seu potencial técnico e tático. Todo cuidado para que eles possam suportar a carga de treinos e jogos é um desafio para o preparador físico.
O trabalho aeróbico, de flexibilidade e fortalecimento é primordial para que esses atletas suportem a carga de treinos e jogos. Vale ressaltar que cientificamente esses atletas não podem ser exigidos em treinos, a literatura afirma que de 08 a 09 exercícios de fortalecimento diariamente devem executar, sendo acompanhado de um trabalho de intensidade baixa nas primeiras 4 semanas. Após a melhora do rendimento físico nos treinos, o trabalho evolui para outras qualidades físicas, sendo acompanhado dia a dia com seu preparador físico.

BIBLIOGRAFIA:

DANTAS, Estélio H. M. A prática da preparação física. 3. ed. Rio de Janeiro: Shape, 1995.
Dantas, Estélio H. M. Alongamento flexionamento. 5. Ed. – Rio de Janeiro: Shape, 2005.
Sargentim, S.: Treinamento de força no futebol. São Paulo:Phorte. 2010. 
Sargentim, S.; Passos,T.: Treinamento funcional no futebol. São Paulo:Phorte. 2012.
Fotos:
Seedorf e seu Preparador Fisico. (Botafogo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO

"Vereadores e a Campanha do Pão e Circo: A Compra de Votos e o Desrespeito à Democracia"

  A expressão "pão e circo", originária da Roma Antiga, reflete uma prática que, apesar dos séculos, permanece incrivelmente atual...