domingo, 27 de outubro de 2013

COPA KIDS : EQUIPES DE BASE DA ADF/ESCOLA ANNES GUALBERTO VENCEM NA SUB 8 E SUB 13


Equipes de base da adf/escola annes gualberto obtiveram duas importantes vitórias na sexta feira,na sub 8 venceu o craques do futuro pelo placar de 3 x 2 classificando-se para as semi finais e  na sub 13 deu  um importante passo para as semi finais ao vencer a escola presidente médice por 7 x 1.Neste sábado e domingo pela manhã a copa kids vem até são francisco no ginásio da bung. 





IIª COPA KIDS/SÉRIE PRATA/2013

RESULTADOS DIA 25 DE OUTUBRO DE 2013 

Ginásio E.E.B. Presidente Médici
Bairro Boa Vista - Joinville/SC
25 de outubro de 2013 - Sexta-feira

18:30h - SUB 14 - AMÉRICA FUTEBOL CLUBE 04 x 04 FERAS DO ESPORTE
19:20h - SUB 8 - CRAQUES DO FUTURO/BARRA DO SUL 02 x 03 ADF/ANNES GUALBERTO/SFS
20:10h - SUB 17 - ABCDUGUI/ULISSES GUIMARÃES 05 x 06 CRAQUES DO FUTURO/BARRA DO SUL
21:00h - SUB 13 - ADF/ANNES GUALBERTO/SFS 07 x 01 EEB PRESIDENTE MÉDICI



Ivonir Schliewert
Vanusa dos Santos

CONSELHO MUNICIPAL DE ESPORTE : QUAIS OS OBJETIVOS

Esta é a  lei criando o conselho municipal de esportes. Esta foi uma situação que sempre lutamos,mas quando foi criada? foi discutida,com quem,quais as pessoas envolvidas. Esperamos que esta importante lei seja amplamente discutida com os profissionais de educação física e com todos que diretamente trabalham em prol do esporte.Não adianta criar um órgão fiscalizador com pessoas ligadas a política,esperamos que realmente seja um conselho de seja capaz de definir os rumos do esporte independente de gestão e que os profissionais de educação física lutem pelo verdadeiro ideal.    



LEI Nº 1552, DE 20 DE SETEMBRO DE 2013.


DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE ESPORTE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.


O Prefeito Municipal de São Francisco do Sul, no uso de suas atribuições, faz saber que a Câmara de Vereadores de São Francisco do Sul aprovou, e ele sanciona a seguinte Lei:

Art. 1º 
Fica criado o Conselho Municipal de Esporte, órgão colegiado de caráter consultivo, deliberativo, normativo e fiscalizador, vinculado à Secretaria Municipal de Esportes.

Art. 2º 
O Conselho Municipal de Esporte tem por finalidade auxiliar na organização do esporte, na consolidação de políticas públicas e a melhoria no padrão de organização, gestão, qualidade e transparência do esporte municipal.

Art. 3º 
Ao Conselho Municipal de Esporte compete:

I - zelar pela aplicação dos princípios e preceitos constantes na Lei nº 9615, de 1998;

II - cooperar com o Conselho Estadual de Desportos e com os órgãos federais e estaduais incumbidos da execução das Políticas de Esporte;

III - adotar medidas e apoiar iniciativas em favor do incremento da prática do esporte e de atividades físicas e de lazer, objetivando a saúde e o bem-estar do cidadão, observando o cumprimento dos princípios e normas legais;

IV - fornecer, quando solicitados, auxílio e informações ao Poder Público e à comunidade, quanto a programas e projetos que visem à melhoria da prática de atividades físicas e doesporte no Município;

V - deliberar sobre a concessão de auxílios e recursos financeiros, através do fundo, às entidades e associações esportivas sediadas no Município;

VI - zelar pela memória do esporte;

VII - contribuir para a formulação da política de integração entre o esporte, a saúde, a educação, a defesa social e o turismo visando potencializar benefícios sociais gerados pela prática de atividade física e esportiva;

VIII - acompanhar, a partir de análises orçamentárias, entre outras que se façam necessárias, a gestão de recursos públicos voltados para a prática de atividades físicas e de esporte, bem como avaliar os ganhos sociais obtidos e o desempenho dos programas e projetos aprovados, manifestando-se a respeito e sugerindo aprimoramentos;

IX - realizar os esforços necessários ao esclarecimento de dúvidas quanto à correta utilização, por parte das entidades beneficiárias, de recursos públicos voltados para a prática de atividades físicas e de esporte e;

X - elaborar e aprovar, em reunião plenária, o Regimento Interno do Conselho.

Art. 4º 
O regimento interno do Conselho Municipal de Esporte disporá sobre a competência do Plenário, da Mesa Diretora e da Secretaria Executiva.

Art. 5º 
O Conselho Municipal de Esporte tem a seguinte estrutura:

I - Plenário;

II - Mesa Diretora;

III - Secretaria Executiva.

Art. 6º 
O Conselho Municipal de Esporte é composto por 14 (quatorze) membros titulares e seus respectivos suplentes, com a seguinte representação:

I - sete membros de entidades governamentais:

a) um representante da Secretaria Municipal de Esportes;
b) um representante da Secretaria Municipal de Educação;
c) um representante da Secretaria Municipal de Saúde;
d) um representante da Secretaria Municipal de Turismo;
e) um representante da Fundação Cultural;
f) um representante da Assessoria Jurídica;
g) um representante da Secretaria de Finanças;

II - sete membros de entidades não governamentais:

a) um representante de atletas que estejam registrados em sua respectiva federação;
b) um representante dos Clubes da Terceira Idade;
c) um representante dos professores de Educação Física;
d) um representante das corporações militares presentes no município;
e) um representante da Liga Francisquense de Futebol;
f) um representante das associações desportistas do município;
g) um representante das pessoas com necessidades especiais.

§ 1º Os órgãos e entidades de que tratam os incisos I e II indicarão seus representantes, eleitos em conferência, à Secretaria Municipal de Esporte, para posterior designação do Chefe do Poder Executivo.

§ 2º As funções de membro do Conselho Municipal de Esporte e de membro de suas comissões são consideradas serviço público relevante, não lhes cabendo qualquer remuneração.

§ 3º O representante do Poder Público ou de entidade da sociedade civil poderá ser substituído a qualquer tempo, por nova indicação do representado.

Art. 7º 
A Mesa Diretora do Conselho será eleita dentre seus membros por meio de votação secreta.

Art. 8º 
O mandato dos membros do Conselho Municipal de Esporte é de dois anos, permitida uma recondução.

Parágrafo Único - O membro do Conselho que deixar de comparecer, sem justificativa, a três sessões consecutivas ou à metade das sessões plenárias realizadas no período de um ano, perderá seu mandato.

Art. 9º 
O Conselho Municipal de Esporte reunir-se-á mensalmente, e, extraordinariamente, por convocação da Mesa Diretora ou da maioria dos Conselheiros.

Art. 10 
As deliberações do Conselho serão tomadas pelo voto da maioria dos Conselheiros presentes às sessões, cabendo ao Presidente o voto de qualidade.

Parágrafo Único - As sessões do Conselho serão instaladas com a presença mínima de 50% (cinquenta por cento) dos Conselheiros.

Art. 11 
Das sessões do Conselho serão lavradas atas, assinadas pelos presentes e pelo Secretário Executivo.

Art. 12 
O Conselho Municipal de Esporte pode constituir Comissões integradas por, no mínimo, um de seus membros e por profissionais de notório saber ou representantes de órgãos e entidades diretamente relacionados com o tema.

Parágrafo Único - Cabe à Presidência do Conselho estabelecer a composição das comissões, bem como convidar profissionais ou órgãos e entidades a indicarem seus representantes.

Art. 13 
A Secretaria Executiva será exercida por servidor da Secretaria Municipal de Esporte, especialmente designado para tal função.

Art. 14 
No prazo de noventa dias, contados da data da publicação deste Decreto, o Conselho elaborará e aprovará o seu regimento interno, que será homologado pelo Chefe do Poder Executivo.

Art. 15 
Para a consecução de suas finalidades, o Conselho Municipal de Esporte articular-se-á com órgãos e entidades federais, estaduais e municipais.

Art. 16 
Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

São Francisco do Sul - SC, 20 de setembro de 2013.

GRANDES EVENTOS : QUAL A IMPORTÂNCIA DESTAS VERBAS DESTINADAS A EMPRESAS PARA A PROMOÇÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS

É comum termos a realização de grandes eventos esportivos promovidos por empresas privadas, organizações não governamentais ou mesmo liga e federações. Mas qual o envolvimento da comunidade ?,qual o benefício da população,quantos atletas do município temos envolvidos nestas competições,existe uma prestação de contas do que e onde foi gasto.Ficam as perguntas e a necessidade também de incrementar o turismo com eventos que tragam mais benefício a comunidade,como por exemplo aproveitar as belezas das praias dos bairros para criar eventos alternativos,com certeza os gastos serão menores  e os benefícios muitos.

LEI Nº 1538, DE 24 DE JULHO DE 2013.


AUTORIZA O CHEFE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A REPASSAR COMO COTA PATROCÍNIO À ........ ESPORTES NA NATUREZA, NO EVENTO DE 10º RVEZAMENTO VOLTA DE........ - 90 KM (CORRIDA) NO ....... - 2013.


O Prefeito Municipal de ............, no uso de suas atribuições, faz saber que a Câmara de Vereadores de ................. aprovou, e ele sanciona a seguinte Lei:

Art. 1º 
Fica o Chefe do Poder Executivo Municipal autorizado a repassar o valor de R$ 11.000,00 (onze mil Reais), como Cota Patrocínio à .... Esportes na Natureza, inscrita no CNPJ nº ........... com domicílio em Florianópolis - SC, para subsidiar, parcialmente, a realização da 10º Revezamento Volta de............. 90 KM (corrida), que ocorrerá nos dias 13 e 14 de setembro de 2013.

Parágrafo Único - O repasse da Cota Patrocínio, em parcela única, será realizado mediante apresentação da respectiva nota fiscal.

Art. 2º 
As despesas com a presente Lei correrão por conta da seguinte dotação orçamentária:

27.00 - Secretaria Municipal de Esportes
27.02 - Departamento de Difusão do Esporte
2073 - Manutenção do Programa Esporte para Todos
335041 - Contribuições

10.000.00 - Recurso Ordinário





DIA DE REFLEXÃO : DIA DO SERVIDOR PÚBLICO



Neste dia 28 de outubro comemoramos o dia do servidor público. Seja ele municipal,estadual ou federal,o servidor ainda sofre com um certo preconceito devido ao descaso de alguns governantes. O servidor público tem sua importância na comunidade e deve ser respeitado e valorizado. A política muitas vezes interfere no trabalho desenvolvido pelo servidor público de carreira,isto acontece geralmente e com maior frequência no âmbito municipal. A ingerência e a prepotência de cargos comissionados que muitas vezes prejudicam a imagem do serviço público. São poucos os prefeitos que valorizam o servidor de carreira nos cargos que exigem conhecimento técnico. Parabéns a todos os servidores públicos que trabalham arduamente para oferecer a população um serviço público de qualidade.         

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

GESTÃO PARTICIPATIVA : PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA,DIRIGENTE DA FELEJ, PARTICIPA ATIVAMENTE DOS EVENTOS

O diretor responsável pela felej( FUNDAÇÃO DE ESPORTES E LAZER DE JOINVILLE) ,participa ativamente de todas as atividades desenvolvidas pela entidade. Esta sempre com atletas e dirigentes das equipes,diferentemente de alguns dirigentes que se preocupam tão somente com números ou só aparecem  na hora de colher os frutos. Isto é o que chamamos de gestão participativa.Outra questão importante é que sendo um profissional de educação física, sabe valorizar os profissionais.  Parabéns ao professor Fernando.

CORRIDA :Estudo traça vantagens e desvantagens de cada estilo de corrida

Com a temporada de treinamento para maratonas atingindo seu auge, é chegado o momento de voltar a conversar sobre a melhor forma de correr. A maneira como o pé dos maratonistas deve tocar o chão é motivo de um debate acalorado entre atletas e treinadores, apesar das poucas evidências que confirmam qual é o melhor método para ser utilizado durante a corrida.
Entretanto, um novo estudo pode ajudar a acabar com as disputas, sugerindo que cada estilo de corrida tem suas vantagens e desvantagens, e que a melhor forma de correr depende quase certamente do tipo de corredor que você já é.
Para o estudo publicado em junho pela revista Medicine & Science in Sports & Exercise, pesquisadores do Centro de Pesquisa em Medicina Esportiva de Tampere, na Finlândia, utilizaram tecnologias de captura de movimento para determinar de que forma 286 jovens adultos que integravam equipes esportivas da região corriam. Nenhum deles participava de competições de corrida em longa distância e todos usaram tênis de corrida normais durante os testes.



Os exames mostraram que apenas 19 mulheres e quatro homens pisavam antes com a parte da frente do pé quando corriam.
Esses números limitados estão de acordo com relatórios anteriores que, em quase todos os casos, exibiam uma maioria esmagadora de corredores – sejam homens ou mulheres, rápidos ou lentos – que pisam antes com o calcanhar.
Em um estudo revelador publicado em maio pela revista The International Journal of Sports Physiology and Performance, quase 2.000 atletas que participaram de uma edição recente da maratona Milwaukee Lakefront Marathon foram filmados na metade do percurso e tiveram a passada analisada. Cerca de 94% das pessoas demonstraram pisar antes com os calcanhares, incluindo vários dos corredores mais rápidos.
Da mesma forma, quando pesquisadores de New Hampshire estudaram corredores do batalhão do meio durante uma maratona local, eles descobriram que quase 90% deles pisava antes com o calcanhar, de acordo com filmagens realizadas após 10 quilômetros de corrida. Curiosamente, dos % restantes, a maior parte tinha passado a pisar com o calcanhar, quando foram filmados novamente perto do fim da corrida e já estavam cansados.
Apesar disso, alguns técnicos de corrida e outros especialistas questionam o hábito de pisar antes com o calcanhar, destacando que quando os corredores não usam tênis, teoricamente a forma mais natural de corrida entre os humanos, muitos – embora não todos – adotem o estilo de corrida que usa primeiro a parte da frente do pé. Segundo entusiastas, isso sugere que pisar com a parte da frente do pé é a forma inerentemente correta para os seres humanos correrem.


quarta-feira, 23 de outubro de 2013

MOTIVACIONAL :O MAQUINISTA DE SEU TREM


   
Você já deve ter ouvido muita gente dizer que QUERER É PODER. Já deve até ter repetido isso por aí, tudo bem que é importante pensar positivo, firmar na mente o que você deseja realizar, mas, sinto lhe dizer que mesmo que você pense super positivamente, mesmo que você se concentre com todas as forças, mesmo que você medite e mentalize, se você não agir, nada sai do lugar.
Muita coisa passa a vida justificando o que NÃO fez, o que NÃO conseguiu, o que NÃO realizou. Esse tipo de pessoa sempre transfere a responsabilidade que era dela para terceiros, ou seja, sempre que não consegue cumprir um objetivo ou atingir uma meta procura rapidinho um culpado por perto.
Na verdade, é sua a responsabilidade de fazer, de realizar, de mudar, de conquistar, de alcançar algo em sua própria vida. Assim como não cabe a ninguém decidir, definir ou conduzir a sua vida, não cabe a ninguém – a não ser você – viver a sua história, percorrer o caminho.
Deixar para amanhã é adiar o suor, a luta, mas é também adiar a sensação de vitória, o orgulho de construir capítulos de sua própria vida.
Portanto, a hora é de fazer. Chega de ficar por aí dizendo o que poderia acontecer, o que alguém deveria fazer, o que você gostaria de ter. Quando ficamos somente na esfera da vontade não caminhamos para lugar algum. Ta certo que desejar é o primeiro passo, mas precisamos andar, movimentar para conseguir seja lá o que for. Hummm, por exemplo, você quer um emprego, distribuiu alguns currículos e acha que o azar pegou no seu pé? Não, é necessário identificar onde você quer trabalhar, o perfil dessa empresa, o que você tem que a eles interessa e ir direto ao ponto, ou seja, vá direto conversar com quem precisa saber de você. Outro exemplo? Você sabe que a relação de amor está precisando de cuidados e você vai levando como se nada estivesse acontecendo. A hora é mexer na apatia e na preguiça. A hora é de ação. É hora de arregaçar as mangas e FAZER, seja lá o que for. Se você cruzar os braços e ficar aí parado, certamente vai ser atropelado pela vida.
Se você quer ter algo, construa o plano de vôo. Se você quer mudar, comece o processo de mudança. Se você quer encontrar alguém, recicle, transforme, oxigene o seu interior. O importante é saber que cabe a você, E SÓ A VOCÊ, a decisão de fazer o trem andar.
E esse trem é o trem que lhe conduz a várias estações, a vários momentos de sua vida, como uma viagem. Há várias pessoas que entram nesse trem, algumas mais outras menos importantes. Há variações do tempo, sol, chuva, trovoadas, e você vai passando por tudo, porque o trem está andando. E só há um maquinista nesse trem: VOCÊ.
Este texto chamou-me a atenção pela simplicidade e objetividade, apesar das injustiças que duas pessoas cometem contra mim,porque falo,porque escrevo porque critico e tiram meu direito de trabalhar fazendo sacanagem e falcatruas para proteger alguns e para me prejudicar,me sinto feliz no que faço,ajudo a muitas crianças,não tenho retorno financeiro nenhum,pelo contrário,tenho muitos gastos,mas faço oque gosto,não vou puxar saco de ninguém para conquistar meu espaço,se algum dia eu conquistar algo será pelo meu trabalho. 

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Pós-Graduação em Futsal : Metodologia do Treinamento do Futsal em Joinville


Professor Fernando Ferreti lança pós graduação de futsal em Joinville,turma deve iniciar em novembro e necessita de 25 inscritos. Maiores informações abaixo  ou pelo site www.ferrettifutsal.com/posgrad.php 






Objetivos
Em um mercado altamente competitivo, um dos diferenciais para o sucesso é a profissionalização de qualidade. Assim, a pós-graduação em futsal surge com o objetivo de atender um mercado que busca a profissionalização específica para a modalidade. Além disso, a pós-graduação em futsal está comprometida com o ensino de técnica e conteúdo atualizado.
Público – alvo
A pós – graduação em Futsal é voltada a profissionais da área de Educação Física e afins, além de profissionais que atuam com futsal e demais interessados na modalidade.
Informações Gerais
Duração: 20 meses 
Local: ACE – Associação Catarinense de Ensino
Rua São José, 490 – Anita Garibaldi – Joinville, Santa Catarina

Previsão de início: 9 de novembro de 2013

Modalidade: presencial 
Aulas aos finais de semana, uma vez por mês 
Sábado (Manhã e tarde) e Domingo (Manhã e tarde)

Diploma de especialização Latu Sensu aprovado pelo MEC

Investimento
20 parcelas de R$299,00 (desconto de 10% para pagamento antecipado)
Matrícula: R$100,00



MORTE EM ACADEMIA : OS CUIDADOS NA HORA DE MALHAR

Com a chegada do verão,é natural que as pessoas procurem com maior frequência fazer exercícios ou praticar alguma atividade física,seja em academias,parques ou clubes. Geralmente a prática destas atividades não vem acompanhada de uma avaliação física ou médica.São poucas as academias,não que seja regra,que realizam avaliação física,e as que disponibilizam cobram pelo serviço. Como sempre,depois que acontecem as desgraças,as leis começam a ser aplicadas.

   

Morte em academia de Florianópolis reacende discussão sobre risco de atividades físicas entre jovens saudáveis

Causa da morte de Leonardo Bernardo não foi confirmada e apenas família teve acesso a laudo

morte de um jovem de 21 anos em uma academia de ginástica na noite de segunda-feira reacendeu as discussões sobre os riscos da atividade física em jovens considerados saudáveis. Este é o segundo caso registrado em três meses só em Florianópolis.

Leonardo Bernardo se exercitava em uma bicicleta ergométrica da academia que frequentava, em Canasvieiras, no Norte da Ilha, quando teve um mal súbito. Após 40 minutos de atividade, ele teria caído do equipamento e vomitado repetidas vezes. Os primeiros socorros foram feitos por um instrutor da própria academia, até a chegada dos agentes do Corpo de Bombeiros, que também tentaram reanimá-lo. Leonardo, porém, não resistiu e morreu em decorrência de uma congestão. Há três meses, outro caso semelhante também causou repercussão na Capital, quando o lutador de jiu-jitsuPhilippe Mira, 26 anos, morreu enquanto se exercitava na esteira de uma academia, em Coqueiros.

fonte :diariocatarinense.clicrbs.com.br 

FISCALIZAÇÃO : PROCON ESTADUAL FISCALIZA ACADEMIAS

FONTE DESTE TEXTO : www.procon.sc.gov.br

SUSPENSÃO DE SERVIÇOS EM ACADEMIAS


A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania através do PROCON/SC, dando continuidade a fiscalização nas academias de Florianópolis, nesta manhã, suspendeu os serviços de uma academia no Norte da Ilha.Este trabalho em conjunto com o Conselho Regional de Educação Física – CREF3/SC, já foi realizado em Criciúma, Canoinhas e Florianópolis e irá se estender por outras regiões do estado.


Academia que funcionava sem alvará e profissional de educação física é fechada em Florianópolis

Inspeção do Procon constata irregularidades em 67% dos estabelecimentos inspecionados em SC

Uma academia foi lacrada nesta segunda-feira na Praia de Canasvieiras, em Florianópolis, durante fiscalização do Procon por não contar com alvará da Vigilância Sanitária, da prefeitura, nem certificado de registro de profissional de Educação Física. Foi a primeira interdição desde que o trabalho de fiscalização do setor começou em 1º de outubro afirmou Elizabete Luiza Fernandes, diretora estadual do Procon.
Ela explica que o trabalho não tem relação com a morte de um garoto na terça-feira passada e foi acertado com a assinatura de uma nota técnica por parte da Secretaria de Justiça e Conselho Regional de Educação Física (CREF). 

A fiscalização começou no primeiro dia do mês e foram encontradas irregularidades em 43 academias de 67 inspecionadas - 67%. Os estabelecimentos ficam em Canoinhas, Florianópolis e Criciúma e relatórios foram encaminhados para as prefeituras tomarem as medidas necessárias.
De acordo com diretora estadual do Procon, a falta de alvará é o principal problema encontrado. Em seguida, as academias não contam com certificação do CREF. Elizabete falou que o ponto positivo é que todos os locais que contam com piscina têm um químico que faz o controle da água. 

O trabalho continua na próxima semana no Sul do Estado e ainda passará pelo Oeste e Meio-Oeste. Não há data para encerrar os trabalhos.



São ações deste tipo que sempre cobramos,existem além de academias outros locais onde o profissional de educação física deveria estar presente.      

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

EDUCAÇÃO FÍSICA :O RESGATE DAS BRINCADEIRAS ANTIGAS

Quem viveu  a infância nas décadas passadas,60/70/80 e 90,sabe o quanto eram saudáveis as brincadeiras que fazíamos e muitas delas nós a construíamos ( carrinho de lata,perna de pau,rolimã ). A rua era o lugar onde nos encontrávamos para brincar das mais variadas brincadeiras. Nos campinhos de barro ou mesmo aquele espaço no quintal de casa.


 
O pião, a peca,a pipa,são brincadeiras que muito pouco se vê entre as crianças que preferem as brincadeiras tecnológicas de hoje,os games que a cada dia se tornam mais reais. cabe a nós professores e pais estimular estas brincadeiras. Na escola desenvolver projetos  e criar espaços somente para as pecas os piões as amarelinhas e o pula corda. Deixar a criança criar seus brinquedos,construí-los. Este trabalho desenvolve a coordenação motora da criança além de sua imaginação.




Outro fator de fundamental nas brincadeiras é a socialização da criança,todos participam de forma integra,divertida e inclusiva. As habilidades por exemplo desenvolvidas em uma simples jogo de peca são muitas,a coordenação motora fina exigida nos pequenos movimentos de lançar a peca são enormes. É um mito dizer que as crianças não gostam destas brincadeiras,basta estimular,e deixar a imaginação tomar conta.


EXEMPLOS DE ALGUMAS BRINCADEIRAS 


 Amarelinha

O que é: brincadeira em que as crianças devem pular casinhas desenhadas no chão.

Participantes: a partir de dois.

Acessórios: uma pedrinha ou saquinho de areia.

Como brincar: desenhe a amarelinha no chão, indo do número 1 ao 10. As crianças devem decidir quem vai começar. O escolhido joga a pedra - ou o saquinho de areia - no número 1. A seguir pula casa por casa com um pé só até chegar ao número 10. Na volta repete o trajeto, só que pegando a pedrinha. O mesmo deve ser repetido até chegar a última casa. Perde a vez quem pisar na casa em que está a pedra, pisar na risca, não pegar a pedra ou errar a casinha na hora de jogar a pedrinha.

Idade: a partir de 3 anos.

Benefícios: desenvolvimento do raciocínio, coordenação motora, atenção, equilíbrio, noção de espaço e tempo, conhecimento dos números e habilidade para lidar com regras e limites.


O que é: disputa em que crianças puxam uma corda.

Participantes: a partir de quatro.

Acessórios: uma corda e um lenço ou pedaço de tecido.

Como brincar: amarre o lenço no meio da corda e divida as crianças em dois grupos. Cada um deve ficar em um dos lados da corda e puxar com muita força. Ganha quem conseguir deslocar mais o lenço de lugar.

Idade: a partir de 6 anos.

Benefícios: desenvolvimento do espírito de equipe, força muscular, concentração e habilidade para lidar com disputa.


O que é: jogo em que uma criança com os olhos vendados deve achar as outras.

Participantes: a partir de cinco.

Acessórios: uma venda para olhos, ou uma tira de tecido de cor escura, ou um lenço.

Como brincar: depois de determinado o espaço onde será feita a brincadeira, as crianças devem sortear quem será a cabra-cega. Em seguida, use o tecido para vendar os olhos dela. Rodem a cabra e saiam correndo. A cabra deve agarrar alguém e adivinhar quem é a criança. Se acertar, a criança escolhida será a próxima cabra-cega. Se errar, o jogo continua.

Idade: crianças a partir de 5 anos.

Benefícios: desenvolvimento da coordenação motora, atenção e sentido de localização, percepção e discriminação tátil e auditiva.


O que é: brincadeira em que as crianças usam saquinhos de arroz para fazer malabarismo.

Participantes: a partir de dois.

Acessórios: no mínimo três saquinhos de pano com arroz ou pedrinhas dentro.

Como brincar: a criança joga os saquinhos para o alto. Eles devem ficar onde caírem. O jogador pega um saquinho e atira para o alto. Antes que caia, eledeve pegar outro saquinho, e jogá-lo para o alto. Com os dois na mão, agora é hora de jogá-los e pegar o terceiro saquinho que deve ir para o ar antes de os outros caírem. Quem acertar tudo ganha um ponto. Quem errar passa a vez para o amigo.

Idade: a partir de 6 anos.

Benefícios: desenvolvimento da coordenação motora, atenção, concentração, agilidade, mira e distância.


O que é: brincadeira em que as crianças devem correr atrás do adversário para aumentar sua equipe.

Participantes: pelo menos oito.

Acessórios: não há.Como brincar: as crianças devem ser divididas em dois grupos e alinhadas frente a frente numa distância de, no mínimo, cinco metros. O grupo que começar o jogo escolhe um membro para se dirigir até a outra equipe. As crianças devem ficar com as mãos estendidas e as palmas para cima. O adversário, então, canta: "Barra-manteiga na fuça da nega. Minha mãe bateu nessa daqui". E bate fortemente na mão de uma delas. Nesse momento, corre em direção à sua fileira enquanto o que levou a palmada tenta alcançá-la. Se chegar ao seu grupo sem ser tocada, a criança está salva. Se for pega, deve passar para o outro grupo. A brincadeira é reiniciada com a criança que levou a palmada. Ganha o grupo que ficar com o maior número de crianças.

Idade: a partir de 6 anos.

Benefícios: desenvolvimento da força, equilíbrio, agilidade, concentração, coordenação motora, força muscular, espírito de equipe e habilidade para lidar com regras e disputa.



O que é: também conhecida como pula-mula, nessa brincadeira as crianças devem saltar sobre um colega fazendo poses diferentes.

Participantes: no mínimo quatro.

Acessórios: não há.

Como brincar: escolham quem será a mãe da mula. Ela, por sua vez, deve escolher quem será a mula. O escolhido deve abaixar as costas, apoiando com força as mãos nos joelhos. Se as crianças forem muito pequenas, a mula pode ficar ajoelhada de quatro no chão. A mãe salta sobre a mula, apoiando as mãos nas costas do amigo. Essa pessoa pode determinar como será o salto e os outros imitam o que ela faz. Se gritar bife, significa que as mãos devem ficar abertas. Batatinha é para todos pularem com a mão fechada. Garra de gavião, a ponta dos dedos finca sobre a sela. Vale também inventar novas posições. Quem errar é a próxima mula. E quem era a mula será a mãe.

Idade: a partir de 6 anos.

Benefícios: desenvolvimento do equilíbrio, coordenação motora, força muscular, agilidade e habilidade para lidar com regras.


O que é: também conhecida como lenço-atrás, nessa brincadeira as crianças devem tentar pegar o amigo correndo em volta de uma roda.

Participantes: no mínimo dez crianças.

Acessório: um lenço.

Como brincar: escolha quem ficará com o lenço. As demais crianças devem ficar sentadas no chão em forma de roda e com os olhos fechados. Quem estiver com o lenço anda em volta da roda (pelas costas dos pequenos) enquanto todos cantam: "Corre cutia, na casa da tia, corre cipó, na casa da avó. Lencinho na mão, caiu no chão, moço bonito, do meu coração. Posso jogar? Pode!! Ninguém vai olhar? Não!". Nesse momento, o lencinho é colocado atrás de uma pessoa da roda. Essa criança tem que pegá-lo e correr atrás de quem o colocou lá antes que o adversário sente no seu lugar. Se agarrá-lo, a criança vai para o meio da roda.

Idade: a partir de 3 anos.

Benefícios: desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio, direção, atenção, concentração, esquema corporal, agilidade e força muscular.


O que é: brincadeira em que as crianças devem identificar cores em um ambiente.

Participantes: no mínimo quatro.

Acessórios: não há.

Como brincar: crianças devem escolher quem será o mestre da brincadeira. Ele, então, grita: "Elefante colorido". E as outras perguntam: "De que cor?". O mestre escolhe uma cor e todas as crianças deverão tocar algum objeto na tonalidade pedida. Se não achar, tem que pagar uma prenda. Pode ser dançar, cantar, contar uma piada, correr, assim por diante.

Idade: 2 anos.

Benefícios: desenvolvimento da concentração, atenção, coordenação motora, conhecimento das cores, discriminação visual e auditiva.

Interação com a criança.


E não pense que só as crianças se beneficiam na hora da brincadeira. O adulto que se dispõe a entrar no meio da molecada sai ganhando também. "A mulher que resolve parar suas atividades e brincar com os filhos, sobrinhos, netos ou qualquer outra criança fortalece a relação e a confiança que há entre eles", explica a professora Maria Ângela Barbato Carneiro, da PUC/SP.

Esse tempo que ela se dedica à brincadeira também ajuda a trazer à tona emoções antigas que ficaram esquecidas lá no passado. De acordo com o pesquisador norte-americano Brian Smith, autoridade em desenvolvimento infantil do Departamento de Educação da Universidade da Pensilvânia, os adultos de hoje foram educados para renunciar às atividades infantis e para serem responsáveis quando crescessem. Para ele, ganha os pais que não esquecem de sua própria infância. Esse resgate é ideal para dar mais alegria à vida. É como se trouxesse um frescor no meio da correria diária.

Mas não vale fazer nada forçado. Quando resolver sentar com os pequenos, faça isso de coração. Você vai ver como a brincadeira vai ficar muito mais divertida!

 
 

"Vereadores e a Campanha do Pão e Circo: A Compra de Votos e o Desrespeito à Democracia"

  A expressão "pão e circo", originária da Roma Antiga, reflete uma prática que, apesar dos séculos, permanece incrivelmente atual...