domingo, 8 de setembro de 2013

ARTIGO : VOCÊ TEM UM LÍDER OU UM CHEFE


 

 

 

Para quem trabalha sendo comandado de alguma forma, sabe que precisa de um líder e não um simples chefe. No serviço público são poucos os que são líderes,até porque a política tem o dom de colocar pessoas sem nenhum preparo para liderar uma equipe.Para comandar uma equipe, não é necessário apenas chefiá-la ,comandá-la sem ter primeiramente o conhecimento da área em qual atua e com certeza um líder pode ser um chefe, mas um “chefe não pode ser um líder um chefe” Quem sabe o quanto é ruim, desastroso e desanimador ter um chefe que quer apenas   comandar pessoas, impor ordens,ser autoritário e centralizar o poder querendo ser o centro de tudo.Estes com certeza serão chefes temidos e não respeitados.Conheço bem um ambiente assim em que os funcionários são pessoas que não se sentem abertos a relatar problemas e muito menos opiniões.O chefe não vê seus funcionários como aliados,mas as vezes como inimigos que apenas devem seguir suas ordens que ele acha mais convincente, sem pensar no bem-estar coletivo.E o pior é quando não se tem um,mais dois que se acham chefes, que  nunca incentivam ou motivam seus funcionários, e jogam a responsabilidade em cima de sua equipe quando algo não dá certo e se “vangloria quando um objetivo é alcançado” e olha quem tem muito disto no serviço público.E um líder já se conhece logo pelo ambiente de trabalho que ele conduz,motiva sua equipe, mostrando a direção que devem seguir e, mais importante, ir junto,não como alguns ditos chefes que não participam dos projetos de seu grupo. Os verdadeiros líderes são respeitados por seus funcionários, e o respeito vale muito mais do que o medo. O líder não busca só resultados, mas a melhor maneira para ele e para a equipe conseguir alcançá-los, claro que para isto ele tem de conhecer a área de atuação. O líder não pensa no poder como algo centralizado e sim dividir as tarefas.Ele ouve as pessoas e não somente fala coisas sem sentido e não deixa seus funcionários se expressarem.O mais importante valoriza as habilidades de cada um e coloca-os em seu devido lugar para cada um poder render o esperado .”O líder se responsabiliza junto com sua equipe quando algo não dá certo e divide a glória quando o objetivo é alcançado”.E aí, você tem um líder ou um chefe ?


MARCELO ROBERTO VIEIRA BRAGA


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO

CRÍTICAS FAZEM PARTE DO PROCESSO , MAS O RESPEITO Á PESSOA É FUNDAMENTAL

 Em outubro de 2024 , todos os municípios do nosso país , escolherão vereadores, prefeito e  vice prefeito que estarão  afrente das prefeitu...