equipe sub 12 campeã em guaramirim |
segunda-feira, 30 de setembro de 2013
FINAL CIRCUÍTO CATARINENSE : ADF/ESCOLA ANNES GUALBERTO CONFIRMADA NA GRANDE FINAL EM TAIÓ
As equipes sub 11 e sub 12 da adf/escola annes gualberto,estão confirmadas na grande final do circuíto catarinense de futsal em taió no dia 5 de outubro. A grande final acontece depois de 24 fases que definiram os 1º e 2 º colocados nas fases. A equipe sub 12 participou de três fases ficando em 2º lugar em joinville e blumenau e sendo campeã em guaramirim. A sub 11 alcançou uma 3ª colocação em guaramirim e entra como convidada em virtude das várias participações nas fases em várias categorias. A participação só foi viabilizada com os recursos vindos da adf e do transporte conseguido com um vereador.
segunda-feira, 23 de setembro de 2013
NOVAS ELEIÇÕES VELHA POLÍTICA
Algumas situações nos fazem desacreditar de vez na classe política, principalmente quando você aposta em jovens promessas e a decepção vem depois de um segundo mandato. A coisa piora quando o poder se torna uma arma perigosa nas mãos de quem não sabe administrá-lo. Na minha concepção o político deve ser aberto tanto aos elogios de seus feitos quanto as críticas e é aí que muitos não tem a capacidade de absorvê-las. O político tradicional é aquele que prefere a distância dos seus críticos, ou mesmo comprar aqueles que acha conveniente. Ano que vem enfrentaremos as urnas novamente e logo começarão as campanhas, as frases de sempre, as mesmas promessas e aquelas atitudes políticas que só vemos nos meses que antecedem a eleição. Tudo isto me lembra da campanha a prefeito de um político jovem, com ideias inovadoras e com uma oratória perfeita. Nas reuniões a emoção tomava conta e o choro era inevitável.Vamos acreditar que na próxima eleição possam surgir políticos que realmente tratem as pessoas de maneira imparcial,porque já estamos cansados da mesma e velha política de sempre,para estes você tem que ser cego,surdo e mudo,sendo assim você é uma boa pessoa,nota zero para esta classe de políticos.
sexta-feira, 20 de setembro de 2013
BASQUETE : EQUIPE MASCULINA DA ESCOLA ANNES GUALBERTO PARTICIPA E VENCE PROJETO DE BASQUETE EM JOINVILLE.
O esporte da escola annes gualberto obteve mais uma vitória,desta vez foi na modalidade de basquetebol. Os alunos foram sábado á joinville participar de um projeto desenvolvido por alunos acadêmicos de educação física da univille. Ainda com a base desenvolvida pelo professor alcides jucá os alunos tiveram bom aproveitamento e venceram sua partida. São ações como estas que deveriam ser aplicadas pelos órgãos gestores do esporte,pois sempre tivemos na modalidade de basquete bons trabalhos desenvolvidos. Mais uma idéia que fica,vamos ver se conseguem colocá-la em prática.
FUTSAL DE BASE : RODADA DA COPA KIDS DE FUTSAL EM SÃO FRANCISCO
A copa kids de futsal de base promovida pela eventos de Joinville,vem até São Francisco neste dia 29 de setembro domingo. A rodada acontece no ginásio da bung no bairro paulas e promete receber grande público. Para esta rodada ja estão confirmadas as equipes :
01- E.E.B. PRESIDENTE MÉDICI/JOINVILLE
01- E.E.B. PRESIDENTE MÉDICI/JOINVILLE
02- JUPITER FUTSAL/JOINVILLE
03- ABCDUGUI/JOINVILLE
04- DOM BOSCO/ITAJAI
05- CRAQUES DO FUTURO/BALNEÁRIO BARRA DOS SUL
06- SANTA FUTSAL/ITAJAI
A associação desportiva e classista da bung através de seu presidente Maicon,vem colaborando com a adf/escola annes gualberto cedendo os espaços para treinamento das equipes de base. Nas competições em que disputa fora do município a adf/escola annes gualberto encontra quadras com tamanho praticamente oficial e a quadra da escola é inferior dificultando um pouco a adequação das equipes.
quinta-feira, 19 de setembro de 2013
VOLUNTARIADO : QUEM DEVERIA FAZER NÃO FAZ
No domingo dia 15 de setembro, participamos no município de
Guaramirim de uma competição levando mais de 50 crianças e jovens meninos e meninas
com idades entre seis e 15 anos. Foi um domingo diferente, um lindo dia, calor
e os pais na sua grande maioria acompanhou a delegação de pequenos atletas. La
estavam várias equipes entre escolinhas de projetos sociais, escolas públicas e
particulares entre outras agremiações. Como é importante quando uma cidade tem
um órgão que gerencia e investe no esporte nas suas várias modalidades
oportunizando crianças e jovens na iniciação desportiva. E ai se vê que o
dinheiro público é muito bem investido e o retorno na qualidade de vida destas
crianças e jovens é visível, já que a família tem papel fundamental no
crescimento saudável de seus filhos e filhas. Mesmo com todas as dificuldades, a
falta de recursos e apoio dos órgãos que
deveriam gerenciar o desporto,nossas crianças e jovens participaram com muita
garra e os pais do início ao fim incentivando e apoiando os pequenos atletas.Me
sinto feliz como profissional de educação física por coordenar um projeto que
vem crescendo e mais feliz ainda por estar contribuindo para tornar estas
crianças e jovens adultos mais conscientes.Estou fazendo minha parte
voluntariamente, enquanto as pessoas que ganham,possuem recursos,material e deveriam fazer estas ações se omitem ou simplesmente
esperam pra fazer esporte na temporada
de verão uma vez ao ano.
segunda-feira, 16 de setembro de 2013
ESPORTE NOS BAIRROS : PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA FUNDAÇÃO DE JOINVILLE FAZ A DIFERENÇA
Mais uma ação da fundação de esportes de Joinville que faz a diferença,levar atividades esportivas e recreativas aos bairros.Trazer grandes eventos esportivos tem seu lado positivo,mas acredito que pelo fator turístico já que não envolve grande parcela de munícipes. A fundação de esportes de Joinville,que é administrada por um profissional de educação física, sabe da importância deste tipo de ação nos bairros. Os projetos sociais desenvolvidos pela FME joinvilense são de relevante importância,visto que a descoberta de novos talentos é visível.Oque me deixa triste são algumas situações que presencio e que pela falta de plenajamento e gerenciamento muitas crianças são prejudicadas.Parabéns mais uma vez a FME de Joinville.
FUTSAL : COMPETIÇÃO EM GUARAMIRIM REUNIU VÁRIAS EQUIPES DA REGIÃO
FOI UM DOMINGO CANSATIVO,MUITO CALOR, MAS SEM DÚVIDA ALGUMA FOI UM DIA EM QUE JAMAIS VOU ESQUECER. A MOTIVAÇÃO A COLABORAÇÃO E O EMPENHO DOS PAIS É CATIVANTE. APESAR DAS DERROTAS DENTRO DE QUADRA O OBJETIVO MAIOR FOI ALCANÇADO : A CONFRATERNIZAÇÃO,O INTERCÂMBIO E MAIS UMA EXPERIÊNCIA DE VIDA QUE ESTAS CRIANÇAS LEVAM. EM GUARAMIRIMN ENCONTRAMOS EQUIPES SIMPLES,COM PROJETOS SOCIAIS,ESCOLAS PARTICULARES COM O OBJETIVO DE FOMENTAR SUAS EQUIPES,FUNDAÇÕES DE ESPORTES QUE COM INVESTIMENTO E RESPONSABILIDADE PARTICIPAM DESTAS COMPETIÇÕES COM O ÚNICO OBJETIVO DE DAR RÍTMO AS SUAS EQUIPES DE BASE E CLARO EQUIPES IGUAIS A NOSSA. LA ESTAVAM PAIS,TIOS,PRIMOS,IRMÃOS,AVÓS.. .ENFIM,FAMÍLIAS INTEIRAS QUE PARTICIPARAM DO INÍCIO AO FIM DO EVENTO DANDO UMA DEMONSTRAÇÃO DE AMOR E CARINHO COM SEUS FILHOS,INCENTIVANDO A PRÁTICA DO ESPORTE QUE COM CERTEZA COLABORA NO CRESCIMENTO PESSOAL DE CADA UM.AS VITÓRIAS ,AS DERROTAS SEMPRE FARÃO PARTE DE NOSSAS VIDAS,O GOL PERDIDO,A BOLA QUE NÃO ENTROU O PENALTI QUE O ÁRBITRO DEIXOU DE MARCAR,SÃO COISAS QUE FAZEM PARTE DO MUNDO DO FUTEBOL. NÃO TENHO PALAVRAS NESTE MOMENTO PARA AGRADECER A TODOS QUE COLABORARAM DE ALGUMA FORMA E NÃO QUERO CITAR NOMES PORQUE COM CERTEZA EU ESQUECERIA DE ALGUM E SERIA INJUSTO. ABRAÇO E CONVIDO Á TODOS PARA AMANHÃ ÁS 18:30 FAZERMOS UMA REUNIÃO PARA TRATAR DE ALGUNS ASSUNTOS DE GRANDE IMPORTÂNCIA,NOSSO PROJETO CRESCEU E AGORA TEMOS QUE DAR CONTINUIDADE. ABRAÇO A TODOS E HOJE NENHUMA ATIVIDADE PROGRAMADA,BOM DESCANSO Á TODOS.
METODOLOGIA : APERFEIÇOAMENTO DE PROFISSIONAIS,UMA SOLUÇÃO
"NÃO TENHO TANTO CURRÍCULUM,NUNCA TRABALHEI EM EQUIPES DE GRANDE NOME,MAS TAMBÉM TENHO MINHA METODOLOGIA"
Eu não entendo porque os órgãos que gerenciam o esporte não investem na qualificação de profissionais.Fala-se que a metodologia aplicada por um dos profissionais mais conceituados em futsal deve retornar ao município,mas ela já não existia ???,quando começou??? quando terminou ???. e vai recomeçar ???. Eu vejo as fundações de esporte dos grandes municípios investirem sim nas categorias de base e o mais importante,investir na qualificação de seus profissionais para desenvolver os trabalhos nas várias modalidades. Por que não trazem grandes nomes para desenvolver metodologias nas artes marciais,no handebol,no basquete,no voleibol ???. Quais e de onde virão recursos para o pagamento desta metodologia. As vezes a mão de obra dos profissionais locai surte mais efeito que qualquer método aplicado por profissionais de fora.
Eu não entendo porque os órgãos que gerenciam o esporte não investem na qualificação de profissionais.Fala-se que a metodologia aplicada por um dos profissionais mais conceituados em futsal deve retornar ao município,mas ela já não existia ???,quando começou??? quando terminou ???. e vai recomeçar ???. Eu vejo as fundações de esporte dos grandes municípios investirem sim nas categorias de base e o mais importante,investir na qualificação de seus profissionais para desenvolver os trabalhos nas várias modalidades. Por que não trazem grandes nomes para desenvolver metodologias nas artes marciais,no handebol,no basquete,no voleibol ???. Quais e de onde virão recursos para o pagamento desta metodologia. As vezes a mão de obra dos profissionais locai surte mais efeito que qualquer método aplicado por profissionais de fora.
quarta-feira, 11 de setembro de 2013
QUALIDADE DE VIDA : PREFEITURA INVESTE EM PARQUE MUNICIPAL
Elogiável a atitude do executivo municipal francisquense em adquirir um espaço para construção de um parque municipal. Vem de encontro aquilo que sempre defendemos, espaços públicos para a prática de atividades físicas e lazer da comunidade. Isto reflete diretamente na qualidade de vida do munícipe. Muitos municípios fazem o caminho contrário, ou seja criando espaços para o crescimento, que é inevitável e investindo recursos em outras vertentes, esquecendo que muitas crianças, jovens e adultos não possuem um espaço para as diversas práticas da atividade física. Este é o pensamento que sempre defendemos, esperamos que o prefeito reflita e invista em outras áreas ligadas ao esporte que necessitam além de investimentos um gerenciamento profissional e dinâmico, mas já é um bom começo, parabéns e sorte no empreendimento.
terça-feira, 10 de setembro de 2013
DELEGAÇÃO : CINQUENTA E QUATRO PEQUENOS ATLETAS ENTRE 6 E 14 ANOS SEGUEM PARA GUARAMIRIM NESTE DOMINGO
Talvez eu não tenha visto ainda um número tão grande de atletas representar o município,acredito que nem nos tempos de CME,depois de FME e agora como SME. Neste domingo em Guaramirim serão 54 atletas entre 6 e 14 anos masculino e feminino disputando mais uma edição do circuito catarinense de futsal promovido pela semil eventos. Estão confirmadas 8 categorias : sub 8 "A" sub 8 "B" sub 9,sub 10,sub11,sub12,sub 13 e sub15 feminina. A equipe sub 8 "A" na verdade é formada pels equipe sub 7 que disputa a copa kids e o circuito servirá como treinamento. O circuito catarinense promovido pela semil eventos percorreu 24 municípios de SC e classificou os primeiros e segundos colocados de cada categoria nas fases,para a etapa final no município de Taió em outubro. O mais importante disto tudo é o intercâmbio feito nestas fases. As equipes sub 8 sub 9 sub 12 e sub13 da adf/escola annes Gualberto já estão classificadas para a grande final,lutarão por uma vaga em Guaramirim a sub 10,sub 11 e a sub 15 feminina. Os pais se mobilizaram e através de recursos dos próprios alunos e da ajuda de algumas empresas e sindicatos,os recursos para pagamento das taxas foram suficientes. Aí se mostra como fazer esporte para as crianças e jovens não é difícil quando se tem vontade. Claro que não atingimos totalmente nossos objetivos,mas dentro daquilo que nos propusemos a fazer estamos conseguindo boa parte. São poucos os empresários que colaboram,mas aqueles que acreditam no projeto com certeza serão sempre lembrados e de alguma forma recompensados.
EQUIPE SUB 7 PRESENTE EM GUARAMIRIM |
METODOLOGIA : QUAL O MÉTODO APLICADO NAS ESCOLINHAS DE FUTSAL
Todos devem lembrar a alguns anos atrás que tivemos a presença de alguns craques que na época atuavam em uma equipe de Jaraguá do Sul,juntamente com o Professor Fernando F. um dos maiores nomes do futsal nacional e internacional.A presença deste pessoal culminou com o início de uma então parceria do método aplicado pelo professor. Tivemos a presença de autoridades,comunidade,professores e os alunos,foi uma festa total. Mas passados alguns anos oque de proveitoso foi tirado disto tudo,oque se aplica hoje,quais os objetivos alcançados,quem tem a responsabilidade de gerenciar este projeto.Na verdade todos sabemos estas respostas e oque a falta de planejamento faz em qualquer projeto que seja.Hoje tenho minha própria metodologia, método professor Marcelo Braga e na minha concepção e dentro dos meus objetivos ela funciona. Infelizmente aqui temos a mania de não dar continuidade aos projetos oque acaba atrapalhando e quebrando algumas gerações. Hoje conheço muitos professores que aplicam seus métodos e estas competições em que estamos participando são exemplos claros :método professor terence,método professor puga e tantos outros que estamos em contato constante.
segunda-feira, 9 de setembro de 2013
EI VOCÊ,É VOCÊ MESMO : LEIA ISTO É IMPORTANTE
Eu sabia que não iria resistir,ainda mais quando é algo relacionado a minha pessoa. Mas não se preocupe,afinal você é poderoso,uma pessoa dedicada as causas do seu nobre chefe e ninguém irá tirar aquilo que você "conquistou" com muita luta né. Mas você já observou as pessoas a sua volta hoje,será que elas gostam de estar perto de você,da sua companhia,se sentem bem quando esta por perto ?. Talvez você pense que sim né,porque na sua cabeça as coisas estão funcionando direitinho. Mas cuidado existem pessoas que pensam igual a mim,mas não tem a mesma coragem que eu tenho de colocar meus pensamentos e opiniões e ficam por trás oque é pior. Mas não fique aí perdendo tempo,se preocupando com oque dizem em blogs,sites e redes sociais,trabalhe produza tente,motivar sua equipe que já anda desmotivada faz tempo,produza algo de bom,(se é que tens capacidade para isto).Afinal você foi esperto conseguiu oque queria,separar aqueles que por vez ou outra sempre foram contra suas atitudes.Saia desta sala,pense.reflita,tome seu café e se prepare porque muita coisa tem pra fazer,e obrigado por ler meus textos,me sinto honrado.
domingo, 8 de setembro de 2013
ARTIGO : VOCÊ TEM UM LÍDER OU UM CHEFE
Para quem trabalha
sendo comandado de alguma forma, sabe que precisa de um líder e não um simples chefe.
No serviço público são poucos os que são líderes,até porque a política tem o
dom de colocar pessoas sem nenhum preparo para liderar uma equipe.Para comandar
uma equipe, não é necessário apenas chefiá-la ,comandá-la sem ter primeiramente
o conhecimento da área em qual atua e com certeza um líder pode ser um chefe,
mas um “chefe não pode ser um líder um chefe” Quem sabe o quanto é ruim,
desastroso e desanimador ter um chefe que quer apenas comandar pessoas, impor ordens,ser autoritário
e centralizar o poder querendo ser o centro de tudo.Estes com certeza serão chefes
temidos e não respeitados.Conheço bem um ambiente assim em que os funcionários
são pessoas que não se sentem abertos a relatar problemas e muito menos
opiniões.O chefe não vê seus funcionários como aliados,mas as vezes como
inimigos que apenas devem seguir suas ordens que ele acha mais convincente, sem
pensar no bem-estar coletivo.E o pior é quando não se tem um,mais dois que se
acham chefes, que nunca incentivam ou
motivam seus funcionários, e jogam a responsabilidade em cima de sua equipe
quando algo não dá certo e se “vangloria quando um objetivo é alcançado” e olha
quem tem muito disto no serviço público.E um líder já se conhece logo pelo
ambiente de trabalho que ele conduz,motiva sua equipe, mostrando a direção que
devem seguir e, mais importante, ir junto,não como alguns ditos chefes que não
participam dos projetos de seu grupo. Os verdadeiros líderes são respeitados
por seus funcionários, e o respeito vale muito mais do que o medo. O líder não
busca só resultados, mas a melhor maneira para ele e para a equipe conseguir
alcançá-los, claro que para isto ele tem de conhecer a área de atuação. O líder
não pensa no poder como algo centralizado e sim dividir as tarefas.Ele ouve as
pessoas e não somente fala coisas sem sentido e não deixa seus funcionários se
expressarem.O mais importante valoriza as habilidades de cada um e coloca-os em
seu devido lugar para cada um poder render o esperado .”O líder se
responsabiliza junto com sua equipe quando algo não dá certo e divide a glória
quando o objetivo é alcançado”.E aí, você tem um líder ou um chefe ?
MARCELO
ROBERTO VIEIRA BRAGA
LIDERANÇA : CHEFE OU LÍDER
ESTE TEXTO DIZ MUITA COISA SOBRE LIDERANÇA E PRINCIPALMENTE COM A PROFISSIONALIZAÇÃO DE ALGUMAS ÁREAS QUE HOJE NECESSITAM DE PESSOAS COMPETENTES PARA GERENCIAR,SEJA NO SERVIÇO PRIVADO OU PÚBLICO.
FONTE DO TEXTO :www.sbcoaching.com.br
De primeira, pode parecer que para comandar uma equipe, é necessário ser chefe dela, mas há muita diferença entre chefiar e liderar. De início, as pessoas têm a mania de confundir os dois, às vezes por falta de experiência ou até mesmo falta de tato, sem contar que um líder pode ser um chefe, mas um chefe não pode ser um líder. Ficou confuso? Então confira as principais diferenças entre chefiar e liderar. Um chefe Tem tendência a comandar pessoas, impor ordens e ser autoritário. Também é conhecido por centralizar o poder e pensar apenas nos resultados e lucros. Os chefes são temidos e não respeitados, seus funcionários geralmente são pessoas que não se sentem abertos a relatar problemas e muito menos pedir conselhos quando têm dúvidas. O chefe vê seus funcionários como subordinados que devem seguir suas ordens da maneira que ele acha mais eficaz, sem pensar no bem-estar coletivo. Ele nunca incentiva ou motiva, já que acha que realizar um trabalho excelente é dever do funcionário e, quando isso não é visto, ele faz questão de apontar os erros. O chefe joga a responsabilidade em cima de sua equipe quando algo não dá certo e se vangloria quando um objetivo é alcançado.
Algumas pessoas já são líderes natos, outras precisam se aperfeiçoar. Uma boa liderança pode trazer benefícios para a empresa, pois uma equipe bem conduzida e mais motivada se torna mais eficiente. Nos cursos de coaching, as pessoas aprendem a liderar e serem aptos a conduzir as pessoas de uma maneira positiva e com resultados satisfatórios.
Conheça os cursos da SBCoaching e veja qual se encaixa melhor para você se tornar um líder de sucesso.
-
FONTE DO TEXTO :www.sbcoaching.com.br
De primeira, pode parecer que para comandar uma equipe, é necessário ser chefe dela, mas há muita diferença entre chefiar e liderar. De início, as pessoas têm a mania de confundir os dois, às vezes por falta de experiência ou até mesmo falta de tato, sem contar que um líder pode ser um chefe, mas um chefe não pode ser um líder. Ficou confuso? Então confira as principais diferenças entre chefiar e liderar. Um chefe Tem tendência a comandar pessoas, impor ordens e ser autoritário. Também é conhecido por centralizar o poder e pensar apenas nos resultados e lucros. Os chefes são temidos e não respeitados, seus funcionários geralmente são pessoas que não se sentem abertos a relatar problemas e muito menos pedir conselhos quando têm dúvidas. O chefe vê seus funcionários como subordinados que devem seguir suas ordens da maneira que ele acha mais eficaz, sem pensar no bem-estar coletivo. Ele nunca incentiva ou motiva, já que acha que realizar um trabalho excelente é dever do funcionário e, quando isso não é visto, ele faz questão de apontar os erros. O chefe joga a responsabilidade em cima de sua equipe quando algo não dá certo e se vangloria quando um objetivo é alcançado.
Um líder
Conduz as pessoas e as inspira. É conhecido por ser um motivador de sua equipe, mostrando a direção que devem seguir e, mais importante, ir junto. Os líderes têm tendência a serem muito respeitados por seus funcionários, e o respeito têm muito mais eficiência do que o temor. O líder busca não só resultados, mas a melhor maneira para ele e para a equipe conseguir alcançá-los, já que ele não pensa no poder como algo centralizado e sim uma responsabilidade que deve ser dividida. O líder não costuma dizer que tem subordinados, e sim uma equipe, ou um time. Ele ouve as pessoas ao seu redor e está sempre disposto a tirar dúvidas. Ele procura trazer o melhor de cada um à tona e valoriza as habilidades dos indivíduos, respeitando suas dificuldades e trabalhando junto com a pessoa para ajudá-la a superá-las. O líder se responsabiliza junto com sua equipe quando algo não dá certo e divide a glória quando o objetivo é alcançado.Algumas pessoas já são líderes natos, outras precisam se aperfeiçoar. Uma boa liderança pode trazer benefícios para a empresa, pois uma equipe bem conduzida e mais motivada se torna mais eficiente. Nos cursos de coaching, as pessoas aprendem a liderar e serem aptos a conduzir as pessoas de uma maneira positiva e com resultados satisfatórios.
Conheça os cursos da SBCoaching e veja qual se encaixa melhor para você se tornar um líder de sucesso.
-
ARTIGO : PROFISSIONALISMO NO AMBIENTE DE TRABALHO
Conversando com um dos poucos professores de educação física que tenho contato e que compartilha das mesmas idéias,notei sua insatisfação de estar trabalhando em um ambiente onde as pessoas visivelmente estão desanimadas e apenas cumprem horários,sem perspectiva de melhora. Outra constatação é que a grande maioria visa outras ocupações em virtude dos baixos salários,mas vivem sob pressão e com medo de se manifestar. Quando o ambiente de trabalho,que para muitos se torna o segundo lar, se torna um lugar inabitável,onde as pessoas não tem harmonia a trabalham sem companheirismo fica difícil.Conheço muitos profissionais que trabalham com medo de falar as coisas que pensam e se expressarem livremente. Outro fato curioso é que existe um descontentamento em todos os sentidos,muitos apoiam oque defendemos mas hesitam na hora de expor seus comentários. E guardar estas mágoas é complicado porque acaba se tornando perigoso e criando um ambiente de estresse. Tristes destas pessoas.
sexta-feira, 6 de setembro de 2013
SÓ DE PALAVRAS : AQUI O ZÉ É ALGUÉM
Grande biquíni cavadão,e outras tantas bandas dos anos 80 que através de suas letras diziam e ainda dizem muita coisa. Para quem é inteligente basta.
"AQUI EMBAIXO AS LEIS SÃO DIFERENTES"
MOBILIZAÇÃO PELO ESPORTE : A UNIÃO PODERIA SIGNIFICAR MUDANÇA
Apesar de ter passado por duas outras faculdades ( geografia e enfermagem e obstetrícia ),o esporte sempre esteve em minha vida. E após pensar muito optei pela graduação em educação física,e como todo bom escorpiano até hoje me dedico por inteiro,defendo meus pensamentos,minhas teses e procuro trabalhar dignamente coo sempre o fiz. Minha história dentro do esporte é de muita luta,(apesar de um secretário achar que não tenho Curriculum)e sempre sendo muito pouco valorizado. Acusado de sempre falar e escrever muito,as vezes perco algumas chances por não concordar com algumas situações e de não entrar para o joguinho do toma lá da cá da política. Hoje não tenho medo nenhum de expor meus pensamentos,minhas opiniões sejam elas encartadas em jornais,blogs,sites e nas redes sociais. Já tentaram me colocar medo e ameaças de várias formas,mas não me intimidam. Podem me tirar a chance de trabalho,de me expulsar injustamente de competições em que participo,julgamentos,mas nunca irão tirar meu direito de me expressar livremente,a isto jamais. Infelizmente na área em que atuo, os profissionais estão dispersos,desunidos e sem um propósito comum. Minha tese de que uma fundação de esportes teria muito mais êxito e funcionalidade do que uma secretaria,se comprova a cada dia. Se em algum momento os profissionais lutassem por um ideal,exigindo do executivo uma fundação de esportes e com ela uma administração mais profissional,dinâmica e motivadora,com certeza as coisas seriam e estariam diferentes. Mas infelizmente a política em são Francisco sempre falou mais alto,os cargos se opõe a qualquer luta por um ideal. Temos muitos excelentes profissionais de educação física graduados que hoje atuam em várias modalidades e com grande competência suficiente para gerenciar o esporte,oportunizando á todos,motivando e criando novas formas de criar projetos consistentes e que independente de gestões tenham sua continuidade. Esta política que hoje se faz no esporte, é antiga,aconteceu em gestões anteriores e se os profissionais de educação física não se unirem em torno de um ideal,as coisas continuarão da mesma forma geração após geração. Talvez este símbolo da educação física expresse oque vemos hoje,o profissional com a vontade,com o amor pela profissão nas mãos,mas falta lançar suas idéias,seus ideais e as vezes por medo,prefere não lança-las
AQUI A ESTRUTURA DE UMA FUNDAÇÃO DE ESPORTES
Art. 5º. A estrutura organizacional básica da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma , compor-se-á dos seguintes órgãos:
I- Conselho Deliberativo;
II- Diretorias;
III- Conselho Fiscal.
Art. 6º. O Conselho Deliberativo Será constituído por 15(quinze) membros efetivos e 15(quinze) suplentes, assim distribuídos:
I- Diretor Presidente da Fundação Municipal de Esportes -FME;
II- Secretário Municipal de Educação;
III- Um representante das Escolas Particulares;
IV- Um representante da UABC;
V- Um representante da LARM;
VI- Um representante da ESEDE;
VII- Um representante das Escolas Estaduais;
VIII- Um representante da Associação dos Professores de Educação Física;
IX- Quatro representantes da Associação Comercial e Industrial de Criciúma - ACIC;
X- Um representante da Associação Criciumense de Imprensa;
XI- Um representante das Entidades das pessoas portadoras de deficiência;
XII- Um representante da LAC;
Parágrafo Único. O titular da Secretaria de Educação do Município será membro nato do Conselho Deliberativo como seu presidente, tendo os demais membros mandato de 02(dois) anos, podendo ser reconduzidos e serão nomeados por Decreto pelo Prefeito Municipal, não podendo receber qualquer remuneração por estas funções.
Art. 7º. Compete ao Conselho Deliberativo:
I- Examinar e aprovar:
a) o Plano de Trabalho referente à política de esportes a ser praticado pela Fundação;
b) o Orçamento e o Plano de Aplicação de Recursos;
c) o Plano de Contas;
d) o Regimento Interno da Fundação.
II- Lavrar nos livros de atas de suas reuniões os resultados dos exames a que proceder, transcrevendo os pareceres que emitir;
III- Estabelecer as políticas de prioridades nas atividades do esporte municipal;
IV- Propor reformas ao Estatuto, submetendo-as à apreciação do Chefe do Poder Executivo;
V- Aprovar convênios, contratos ou acordos em nome da Fundação;
VI- Analisar e decidir sobre outras matérias de interesse da entidade, que lhe forem submetidas à apreciação, por qualquer dos órgãos da Fundação.
Art. 8º. A Diretoria constituir-se-á de um Diretor-Presidente, um Diretor Administrativo e um Diretor Técnico, todos nomeados pelo Prefeito Municipal.
Parágrafo Único. A remuneração dos membros da Diretoria será equivalente a dos cargos Comissionados, do Município de Criciúma, com todas as suas vantagens, sendo que o Diretor-Presidente perceberá a remuneração equivalente ao Nível CC-1 e os demais Diretores perceberão remuneração equivalente ao Nível CC-2.
Art. 9º. Compete a Diretoria:
I- Elaborar e encaminhar ao Conselho Deliberativo para aprovação:
a) o Plano de Trabalho referente à política de esportes a ser praticada pela Fundação;
b) o Orçamento e o Plano de Aplicação de Recursos;
c) o Plano de Contas;
d) o Relatório Anual de Atividades Administrativas, a prestação de Contas e o Balanço Geral.
II- Propor a composição do Quadro de Pessoal e suas alterações posteriores, cuja aprovação dependerá de Lei;
III- Autorizar a transferência de verbas ou dotações e a abertura de crédito adicional;
IV- Apreciar operações de crédito a serem realizadas;
V- Sugerir e apresentar ao Conselho Deliberativo as alterações estatutárias que se fizerem necessárias;
VI- Cumprir e fazer cumprir o disposto no Estatuto, no Regimento Interno e as decisões do Conselho Deliberativo.
Art. 10. O Conselho Fiscal será constituído de 03(três) membros efetivos e 03(três) suplentes, indicados pela Secção local da Ordem dos Advogados do Brasil, pelo Sindicato dos Contabilistas e pelo Conselho Deliberativo, nomeados por Decreto pelo Prefeito Municipal, não podendo receber qualquer remuneração por estas funções, tendo os mesmos mandatos de 02(dois) anos, podendo ser reconduzidos.
Art. 11. Compete ao Conselho Fiscal:
I- Examinar os balancetes mensais e as contas, emitindo parecer a respeito;
II- Propor ao Conselho Deliberativo medidas que julgar convenientes.
Art. 12. O patrimônio da Fundação constituir-se-á de:
I- bens imóveis, móveis e direitos livres de ônus, que lhe forem transmitidos em caráter definitivo, por pessoas físicas ou jurídicas e os referidos no disposto no, Art. 4º desta Lei.
II- doações, legados e contribuições;
III- bens e direitos que adquirir;
IV- rendas de qualquer natureza derivadas de seus próprios bens e serviços.
Art. 13. Os recursos financeiros da Fundação serão provenientes de:
I- dotações orçamentárias consignadas no orçamento do Município;
II- auxílios e subvenções da União, do Estado, ou de quaisquer entidades públicas ou privadas;
III- receitas eventuais;
IV- comercialização de artigos esportivos.
Art. 14. Fica autorizado o Executivo Municipal durante o ano de 1993, a transferir para a Fundação Municipal de Esportes, os saldos das dotações orçamentárias constantes do orçamento de 1993 e destinadas à área de esportes e lazer.
Art. 15. Fica, ainda, o Chefe do Poder Executivo Municipal autorizado a abrir crédito especial no orçamento para a execução da presente Lei, no valor de Cr$ 500.000.000,00(quinhentos milhões de cruzeiros), por conta da Reserva de Contingência.
Art. 16. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 17. Revogam-se as disposições em contrário.
Paço Municipal Marcos Rovaris, 02 de abril de 1993.
FONTE : FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ESPORTES DE CRICIÚMA
I- Conselho Deliberativo;
II- Diretorias;
III- Conselho Fiscal.
Art. 6º. O Conselho Deliberativo Será constituído por 15(quinze) membros efetivos e 15(quinze) suplentes, assim distribuídos:
I- Diretor Presidente da Fundação Municipal de Esportes -FME;
II- Secretário Municipal de Educação;
III- Um representante das Escolas Particulares;
IV- Um representante da UABC;
V- Um representante da LARM;
VI- Um representante da ESEDE;
VII- Um representante das Escolas Estaduais;
VIII- Um representante da Associação dos Professores de Educação Física;
IX- Quatro representantes da Associação Comercial e Industrial de Criciúma - ACIC;
X- Um representante da Associação Criciumense de Imprensa;
XI- Um representante das Entidades das pessoas portadoras de deficiência;
XII- Um representante da LAC;
Parágrafo Único. O titular da Secretaria de Educação do Município será membro nato do Conselho Deliberativo como seu presidente, tendo os demais membros mandato de 02(dois) anos, podendo ser reconduzidos e serão nomeados por Decreto pelo Prefeito Municipal, não podendo receber qualquer remuneração por estas funções.
Art. 7º. Compete ao Conselho Deliberativo:
I- Examinar e aprovar:
a) o Plano de Trabalho referente à política de esportes a ser praticado pela Fundação;
b) o Orçamento e o Plano de Aplicação de Recursos;
c) o Plano de Contas;
d) o Regimento Interno da Fundação.
II- Lavrar nos livros de atas de suas reuniões os resultados dos exames a que proceder, transcrevendo os pareceres que emitir;
III- Estabelecer as políticas de prioridades nas atividades do esporte municipal;
IV- Propor reformas ao Estatuto, submetendo-as à apreciação do Chefe do Poder Executivo;
V- Aprovar convênios, contratos ou acordos em nome da Fundação;
VI- Analisar e decidir sobre outras matérias de interesse da entidade, que lhe forem submetidas à apreciação, por qualquer dos órgãos da Fundação.
Art. 8º. A Diretoria constituir-se-á de um Diretor-Presidente, um Diretor Administrativo e um Diretor Técnico, todos nomeados pelo Prefeito Municipal.
Parágrafo Único. A remuneração dos membros da Diretoria será equivalente a dos cargos Comissionados, do Município de Criciúma, com todas as suas vantagens, sendo que o Diretor-Presidente perceberá a remuneração equivalente ao Nível CC-1 e os demais Diretores perceberão remuneração equivalente ao Nível CC-2.
Art. 9º. Compete a Diretoria:
I- Elaborar e encaminhar ao Conselho Deliberativo para aprovação:
a) o Plano de Trabalho referente à política de esportes a ser praticada pela Fundação;
b) o Orçamento e o Plano de Aplicação de Recursos;
c) o Plano de Contas;
d) o Relatório Anual de Atividades Administrativas, a prestação de Contas e o Balanço Geral.
II- Propor a composição do Quadro de Pessoal e suas alterações posteriores, cuja aprovação dependerá de Lei;
III- Autorizar a transferência de verbas ou dotações e a abertura de crédito adicional;
IV- Apreciar operações de crédito a serem realizadas;
V- Sugerir e apresentar ao Conselho Deliberativo as alterações estatutárias que se fizerem necessárias;
VI- Cumprir e fazer cumprir o disposto no Estatuto, no Regimento Interno e as decisões do Conselho Deliberativo.
Art. 10. O Conselho Fiscal será constituído de 03(três) membros efetivos e 03(três) suplentes, indicados pela Secção local da Ordem dos Advogados do Brasil, pelo Sindicato dos Contabilistas e pelo Conselho Deliberativo, nomeados por Decreto pelo Prefeito Municipal, não podendo receber qualquer remuneração por estas funções, tendo os mesmos mandatos de 02(dois) anos, podendo ser reconduzidos.
Art. 11. Compete ao Conselho Fiscal:
I- Examinar os balancetes mensais e as contas, emitindo parecer a respeito;
II- Propor ao Conselho Deliberativo medidas que julgar convenientes.
Art. 12. O patrimônio da Fundação constituir-se-á de:
I- bens imóveis, móveis e direitos livres de ônus, que lhe forem transmitidos em caráter definitivo, por pessoas físicas ou jurídicas e os referidos no disposto no, Art. 4º desta Lei.
II- doações, legados e contribuições;
III- bens e direitos que adquirir;
IV- rendas de qualquer natureza derivadas de seus próprios bens e serviços.
Art. 13. Os recursos financeiros da Fundação serão provenientes de:
I- dotações orçamentárias consignadas no orçamento do Município;
II- auxílios e subvenções da União, do Estado, ou de quaisquer entidades públicas ou privadas;
III- receitas eventuais;
IV- comercialização de artigos esportivos.
Art. 14. Fica autorizado o Executivo Municipal durante o ano de 1993, a transferir para a Fundação Municipal de Esportes, os saldos das dotações orçamentárias constantes do orçamento de 1993 e destinadas à área de esportes e lazer.
Art. 15. Fica, ainda, o Chefe do Poder Executivo Municipal autorizado a abrir crédito especial no orçamento para a execução da presente Lei, no valor de Cr$ 500.000.000,00(quinhentos milhões de cruzeiros), por conta da Reserva de Contingência.
Art. 16. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 17. Revogam-se as disposições em contrário.
Paço Municipal Marcos Rovaris, 02 de abril de 1993.
quarta-feira, 4 de setembro de 2013
A SÃO CHICO DO JA TEVE : ESPORTE
Não é a toa que ostentamos o título de cidade do " já teve ". Várias situações nos remetem a lembrar de coisas que a cidade já possuiu e que em pouco tempo desapareceram,sejam elas na cultura,no esporte,no turismo. No esporte podemos enumerar algumas :
1- esporte nos bairros ( projeto esportivo de modalidades desportivas em vários bairros);
2- ruas do lazer;
3- recreação nos bairros ( uma vez ao mês os bairros recebiam o projeto );
4- escolinha de basquetebol;
5-competições de atletismo nos jogos escolares( corridas de rua);
6-pista de atletismo no terreno ao lado do ginásio de esportes;
7-campeonato municipal em várias categorias e modalidades ( a última edição foi em 2008);
8-campeonatode futsal classista ( entidades de classe);
9- campeonato interbairros de futsal adulto e de base;
10-fundação de esportes ( mesmo que sem dotação orçamentária,a promessa era de que seria constituída )
11- troféu destaque esportivo.
Alguns projetos com certeza poderiam ter continuidade,talvez melhorados em alguns aspectos mas jamais deveriam simplesmente desaparecer.
1- esporte nos bairros ( projeto esportivo de modalidades desportivas em vários bairros);
2- ruas do lazer;
3- recreação nos bairros ( uma vez ao mês os bairros recebiam o projeto );
4- escolinha de basquetebol;
5-competições de atletismo nos jogos escolares( corridas de rua);
6-pista de atletismo no terreno ao lado do ginásio de esportes;
7-campeonato municipal em várias categorias e modalidades ( a última edição foi em 2008);
8-campeonatode futsal classista ( entidades de classe);
9- campeonato interbairros de futsal adulto e de base;
10-fundação de esportes ( mesmo que sem dotação orçamentária,a promessa era de que seria constituída )
11- troféu destaque esportivo.
Alguns projetos com certeza poderiam ter continuidade,talvez melhorados em alguns aspectos mas jamais deveriam simplesmente desaparecer.
ESPORTE : SOBRAM TALENTOS ,MAS FALTA CONHECIMENTO
Deixa-me muito intrigado quando vemos em um país como o
Brasil, “dirigentes” esportivos tratarem com desprezo talentos em fase de
iniciação seja em que modalidade for. Estamos prestes a sediar dois grandes
eventos e o desporto de base deve ser tratado com mais responsabilidade por
órgãos que gerenciam o esporte. Não podemos aceitar que o amadorismo e a falta
de conhecimento em administração desportiva tirem a chance e o sonho de jovens atletas.
Existem municípios que possuem o dom de iniciar projetos e por falta de
investimento acabam com o sonho de várias crianças que poderiam trilhar belos
caminhos no esporte. Enganam-se alguns prefeitos não investem em esporte achando
que não terão o retorno em votos. Investir em projetos esportivos significam
muitos benefícios à população, o retorno é enorme. Mas somente investir não é
solução,é preciso que se criem fundações de esportes que independem
financeiramente da prefeitura,e que tenham capacidade para captar seus
recursos. Enquanto existirem agentes políticos arcaicos com pensamentos
retrógrados e centralizador, que não motivem seu quadro funcional, e que ocupem
um cargo político não por competência, mas simplesmente por estar aliado ao
prefeito de alguma forma que não seja a técnica.
MARCELO ROBERTO VIEIRA BRAGA
SÃO FRANCISCO DO SUL
Assinar:
Postagens (Atom)
"Vereadores e a Campanha do Pão e Circo: A Compra de Votos e o Desrespeito à Democracia"
A expressão "pão e circo", originária da Roma Antiga, reflete uma prática que, apesar dos séculos, permanece incrivelmente atual...