sexta-feira, 16 de agosto de 2013

FERRAMENTA DE INCLUSÃO

Muitas vezes quando vemos um grande atleta nas telas da TV ou seu currículo estampado nos jornais, seja em que modalidade for, muitos poucos valorizam, mas tudo começou na sala de aula, nas quadras da escola, nas aulas de educação física. Não existe um atleta de renome mundial que não tenha desfilado suas habilidades na escola. O esporte é capaz de promover cidadãos dentro dele ou não. A quem serve o esporte, é um instrumento de transformação ou de dominação. São questões que são discutidas sobre o rumo do esporte, no interior das escolas brasileiras - sejam elas públicas ou privadas. Algumas escolas privadas e aí eu não entendo o porquê, fogem totalmente das regras básicas da educação. Esquecem-se os órgãos que gerenciam o esporte que a grande massa de alunos com muitas qualidades estão espalhados nas várias escolas públicas,muitas sem condições físicas de abrigar as aulas de educação física. Secretarias e fundações de esporte deveriam sempre estar em consonância com as escolas, seja através de projetos ou competições esportivas nas várias modalidades. Trabalhar em um município que não valoriza teu trabalho e ainda não tem interesse ou capacidade nenhuma em fazer com que a escola esteja inserida nos projetos esportivos. O professor de educação física muitas vezes é visto como mero “jogador” de bolas,mas será que não falta estímulo,valorização e material adequado ?.As fundações de esportes tem mais capacidade de captar recursos e de gerir com mais agilidade, já nas secretarias ligadas a prefeitura os recursos podem tranquilamente serem “realocados” e aí acontece oque vemos em muitos municípios pequenos, ou seja, além da uma total falta de administração o abandono do esporte.
MARCELO ROBERTO VIEIRA BRAGA

 

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