segunda-feira, 6 de abril de 2015
ESCOLA
Motivar nossos alunos a uma prática saudável de exercícios físicos esta cada vez mais difícil. E isto se complica quando se chega a idade dos 14 anos. O que notamos é que as aulas de educação física para muitos de nossos alunos se transforma no único momento do dia em que ele pratica alguma atividade. Imagino as criança e e jovens que moram em cidades onde as opções para a prática de atividades físicas é limitada, e em muitos a única opção é o ginásio municipal. Com as mudanças previstas na LDB, hoje temos o 9ºano e a idade do ensino fundamental normalmente vai até os 15 anos. Nesta fase é que as coisas se complicam, estes jovens tem muita pouca responsabilidade e disciplina. Você colocar regras se torna complicado e muitas vezes os alunos te enfrentam sem respeito algum. Tenho por hábito exigir o uniforme, não permito que tragam celular, bonés, roupa curta demais, e doces nas aulas prática de educação física, são regras os pais já tem conhecimento e não aceito reclamações, e nem desrespeito dos alunos. A vida lá fora será pior, ou se cumpre as regras ou você fica fora do mercado, e isto a escola tem a obrigação de ensinar também, o respeito e a disciplina. Outra situação é que nesta idade tanto os meninos quanto as meninas que não se ocupam de algum esporte geralmente ficam ociosos, oque se torna perigoso no mundo em que vivemos hoje com toda esta liberdade. Mais cedo vem o álcool, o cigarro e consequentemente as drogas.
JOGOS ESCOLARES
E lá se vão mais de 20 anos dedicados e educação física escolar. Agora se iniciam as fases municipais dos jogos escolares. Os órgãos responsáveis pelo esporte ( secretarias, fundações ou departamentos, conforme a política de cada cidade ) começam a mobilizar as escolas. Oque mais me deixa indignado é que muitos municípios se utilizam destas competições escolares para dar a entender que fazem esporte escolar o ano inteiro. Uma triste realidade é que no país da copa e das olimpíadas, as escolas ficam isoladas durante um ano inteiro, somente com esta atividade realizada muitas vezes em alguns dias. Depois cada aluno e professor retorna pra sua escola e a velha rotina continua. Poderiam estes órgãos realizar festivais em várias modalidades, vôlei, handebol, basquete, entre outras em idades variadas entre 9 e 13 anos por exemplo, assim mobilizaria um grande número de crianças e se iniciaria muitas no esporte. Muitas escolas não possuem espaço adequado e as crianças praticam educação física em locais sem a mínima condição e estes festivais oportunizaria muitas crianças a se entrar em uma quadra. Outra culpada pela falta de incentivo é fesporte, estas fases regionais ou micro como queiram, para as fases seguintes classificam-se uma equipe em algumas modalidades, você disputar contra a maior cidade do estado que possui instituições de ensino particular que oferecem bolsa a alunos com talento motor em várias modalidades, fica muito difícil e ainda falam em inclusão. É preciso que se revitalizem estas competições escolares, pois já caíram na mesmice a tempos.
Assinar:
Postagens (Atom)
"Vereadores e a Campanha do Pão e Circo: A Compra de Votos e o Desrespeito à Democracia"
A expressão "pão e circo", originária da Roma Antiga, reflete uma prática que, apesar dos séculos, permanece incrivelmente atual...