segunda-feira, 3 de maio de 2021

A ESCOLA E A COMUNIDADE

 As redes sociais tem me inspirado a escrever muitos textos . Hoje estava lendo uma crítica de um professor sobre as escolas em fazerem ações para conseguir recursos próprios para a APP ( ASSOCIAÇÃOD E PAIS E PROFESSORES ) . São ações comuns que sempre aconteceram nas escolas,  entre rifas, festivais culturais e pedagógicos, entre outros eventos  . Enquanto gestor escolas sempre tive nestes eventos , um olhar de trazer a comunidade para a escola , pais , alunos , professores e funcionários , uma integração necessária para o convívio de toda a  comunidade escolar, na minha visão claro ,sempre respeitando o posicionamento de outros profissionais . A questão financeira de alguns anos para cá ficou em segundo plano ,porque no meu entendimento os investimentos melhoraram em visa do que tínhamos . Estes recursos ficam para pagamentos de algumas taxas que por ventura não se pode utilizar recursos públicos federais ou mesmo estaduais . Lembrando que a APP é uma, entidade sem fins lucrativos com CNPJ e que tem algumas despesas , bancarias por exemplo que devem  ter recurso próprio . Estes eventos são promovidos pela APP e gestão escolar ,  cabe aos professores que puderem e quiserem ajudar , não existe uma cobrança para a sua participação e aí cada gestor tem autonomia para trabalhar e motivar os professores a participarem . Certo ou errado , moral ou imoral , todos tem uma visão e posicionamento dos fatos . A escola deve ser usam referencia no bairro onde esta situada , e para muitas comunidades este é o único momento onde as pessoas podem interagir com a escola . Os governos hoje tem por obrigação investir em melhorias nas unidades escolares , e devemos sim cobrar que os recursos sejam aplicados de forma correta, hoje na posição de secretário de educação ,poso ter uma visão melhor de como estes recursos chegam e de que maneira podem ser aplicados de maneira correta . Nosso país esta muito longe de uma educação pública de qualidade e a pandemia nos trouxe uma visão muito mais clara dos problemas que a educação enfrenta com a falta de recursos . Estamos lutando muito para reverter um quadro ou pelo menos melhorar e deixar um legado aos próximos gestores .  

MARCELO ROBERTO VIEIRA BRAGA                   

quarta-feira, 7 de abril de 2021

A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA , O ATUAL MOMENTO E O FUTURO DO ENSINO PÚBLICO

 A educação em nosso município, estado e país, tem sofrido fortes golpes com a pandemia, com impactos já considerados irreversíveis. Muitos estudantes ficaram fora da escola e /ou tiveram e estão tendo dificuldades para acessar as ditas plataformas on line. No Brasil, desde março de 2020, cerca de 48 milhões de estudantes deixaram de frequentar as atividades presenciais nas mais de 180 mil escolas de ensino básico.
A maioria das escolas públicas do país , não possuem estrutura tecnológica suficiente para atender esta nova forma de ensino tecnológico adotado pelas instituições de ensino . Esta mudança dolorosa da sala de aula física para a digital, tanto para os professores quanto para os alunos, mostra o quanto o sistema educacional está despreparado para o futuro. Nós gestores precisamos discutir e preparar nossas escolas para este novo normal. 
A pergunta que fazemos, como as escolas podem então promover o aprendizado diante da diversidade de contextos socioeconômicos da população e de dificuldade de acesso de alguns para a educação a distância?
Enquanto gestor da EEB ANNES GUALBERTO, pude acompanhar desde março á dezembro de 2020 , a ansiedade de muitos alunos,pais professores, com relação ao novo formato de aulas EAD . Vivemos tempos difíceis e achávamos que as coisas poderiam ser diferentes em 2021 , mas infelizmente com o sistema híbrido ( presencial e a distancia )  as coisas estão mais difíceis . Mesmo com  a criatividade desempenha popr muitos professores e professoras, um papel decisivo no desenvolvimento de soluções para nossa situação atual, muitos alunos tiveram e tem ainda dificuldades no aprendizado . 
Neste sentido, a pandemia nos ofereceu uma oportunidade de ouro para repensarmos a educação. Mesmo antes da pandemia, os sistemas escolares já estavam desconectados das realidades e necessidades dos alunos. 
Além disso, os problemas da educação de hoje incluem ainda, altos índices de segregação socioeconômica, abandono e insucesso escolar, má cultura de rede e colaboração, salas de aula superlotadas que dificultam a educação de qualidade, desvalorização salarial dos professores e a estrutura de muitas escolas que não comporta o crescimento das comunidades .  
A pandemia foi um alerta para a educação e  agora está mais evidente como essas mudanças são urgentes e já não há tempo a perder. Desse ponto de vista, o ensino deve ser construído de forma a atender às necessidades da nova geração e trazer caminhos complementares para melhor preparar os alunos para o futuro. 
Aprendemos que os meios digitais por si só não são suficientes, principalmente para a formação social do indivíduo. O ambiente escolar  corresponde a um fator determinante na construção da personalidade e desenvolvimento de competências e habilidades sociais do aluno.
Com relação e educação municipal , são muitos os desafios , desde a estrutura das escolas e cmei's ,passando pela valorização salarial dos professores e especialistas da educação . Neste sentido a secretaria de educação de São Francisco do Sul, tem a missão de ser um espaço democrático de concretização de diretrizes conceituais preconizadas pela SME . Temos várias ações a médio e longo prazo para colocar em prática . Entre elas a elaboração de edital para novo processo de contratação para alimentação escolar 2021-2026 (adequação com novas legislações, cálculos nutricionais novos cardápios por faixa etária, adequações de gestão e controle de novo processo) ,a longo prazo temos a realização de concurso público para educação, inclusive atendendo as novas funções na reestruturação da lei ordinária municipal, Realizar a atualização do plano de cargo e salário do magistério da rede pública (meta 17 do PME), Garantir a efetivação da gestão democrática, na educação básica (meta 18 do PME), Garantir a construção de novas escolas e CMEIs em regiões estratégicas no município (metas 1, 2 ,3 e 5 do PME). Diante de tudo oque estamos vivendo , vale ressaltar o enorme trabalho dos professores ,gestores ,funcionários e equipe pedagógica da escola em fazer uma educação de qualidade ,mesmo com todas as dificuldades que vivemos .








RELEMBRANDO ALGUNS TEXTOS

 




Alguns textos enviados aos jornais impressos da região sempre eram publicados semanalmente , aqui publico alguns deles .

ONDA RETRO , DIA 7 / 06 / 2011 , PUBLICADO NO AN E ND 

A onda retrô, digam-se anos 70,80 e 90, parece que cada vez mais invade todas as áreas culturais. Particularmente sou fã desta época, até porque vivi boa parte dela. Bandas,cantores,seriados,novelas e programas  humorísticos que eram produzidos naquela época,ainda hoje fazem sucesso e movimentam milhões em cifras. Encontrar hoje bandas da qualidade de The Beatles , Pink Floyd, ABBA entre tantas outras que ainda hoje fazem shows, é pequena. O que era feito a dez, vinte, trinta anos atrás hoje é visto, escutado e com certeza sempre tem espaço em qualquer evento. Pergunto-me o que esta geração trás de bom atualmente, muito pouco se aproveita, em se tratando de música então a coisa fica difícil, oque se escuta hoje, ninguém se lembra no ano seguinte.

 

Marcelo Roberto Vieira Braga

São Francisco do sul   

O ESPORTE EM SÃO FRANCISCO DO SUL

 Acompanho o esporte em SÃO FRANCISCO desde a década de 80  praticamente . Acompanhei as nomenclaturas , CME , FME , SME , DME e agora novamente SME . Participei de alguns projetos atuando como professor de educação física em algumas gestões . Nenhum destes projetos teve continuidade nas gestões seguintes ,oque deixou muitas crianças e jovens sem atividade esportiva em seus bairros . Na verdade acredito que o esporte nunca foi uma prioridade , e nunca houve um planejamento sério com relação ao esporte , principalmente nos bairros . O futebol de campo teve seu auge nas décadas de 80 e 90  . Tenho uma visão clara sobre o esporte em São Francisco ,ja coloquei minhas opiniões e ideias de projetos . Vamos aguardar para que esta nova gestão coloque em prática seus projetos . 


   

quinta-feira, 4 de março de 2021

REDE MUNICIPAL DE SÃO FRANCISCO DO SUL

 Antes mesmo de assumirmos a SECRETARIA DE EDUCAÇÃO de São Francisco do Sul , já estávamos trabalhando na chamada "transição de governo" , onde conhecemos a estrutura da SME . Assumimos a SME no dia 1º de janeiro de 2021 e no dia 2 iniciamos efetivamente nosso trabalho . Encontramos uma estrutura das escolas e cmeis , totalmente comprometidos . A grande maioria destas unidades , são 36 no total , 20 CMEIS e 16 ESCOLAS , não acompanhou o crescimento das comunidades ,e aí são vários problemas estruturais . Frente a estes problemas de estrutura temos na própria secretaria uma estrutura de pessoal que precisa de uma reforma administrativa.  A gestão das escolas e cmeis ,ainda é por indicação política , muitos das professoras e professores solicitam a vereadores eleitos ou não eleitos que sejam indicados . Acredito que a mudança na educação na rede municipal  deve iniciar  pela escola direta das gestões ou seja eleição dos planos de gestão ,assim como ja acontece na rede estadual de ensino. Outro problema bem sério ,são as questões políticas que rondam as unidades escolares . Nestes dois meses ,presenciei situações que jamais na minha vida profissional iria pensar que existisse . Uma total falta de respeito e ética ,por parte daqueles que ou saíram das gestões , professores e professoras que apoiaram candidatos derrotados incentivando pais e outras pessoas a utilizarem as redes sociais para difamar , criticar e escrever notas em várias postagens . Infelizmente uma cultura desprezível e maldosa . E não seria diferente se este governo perdesse a eleição ,porque a política é ainda muito forte e sem limites . Temos ótimas escolas e cmeis , ótimos professores e professoras , mas precisamos reestruturar totalmente .  É um trabalho e médio e longo prazo  , mas precisamos iniciar .                 

   

"Vereadores e a Campanha do Pão e Circo: A Compra de Votos e o Desrespeito à Democracia"

  A expressão "pão e circo", originária da Roma Antiga, reflete uma prática que, apesar dos séculos, permanece incrivelmente atual...