quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

COPA KIDS : NOVO DESAFIO

Recebi com surpresa o convite do coordenador da eventos, Ivo, para coordenar a copa kids séries ouro e prata de 2015.  É um grande desafio por vários aspectos. A responsabilidade é grande e espero contar com  a ajuda de todos neste processo. O evento tomou grandes proporções, principalmente ano passado com a participação de novas equipes de vários municípios e do grupo SCC/SBT. Algumas pequenas mudanças estão previstas, mas nada que tire as características do evento.  


quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

RETORNO AS AULAS


RETORNO AS AULAS

Logo estaremos de volta  a escola. Nós professores ansiosos para começar mais um ciclo em nossa vida profissional, nossos alunos ( pelo menos a maioria deles ) felizes pelo primeiro dia de aula, a emoção de rever seus amigos e de novas amizades.Um novo começo,aprender coisas novas, e logo escrever algumas linhas no seu novo caderno. o n ovo penteado, o novo uniforme, o material escolar comprado com esforço pelos pais, a curiosidade para saber quem são os novos professores. Pelo mesmo era assim na nossa época. Nossos alunos crescem e com eles a falta de entusiasmo, a falta de respeito as regras e a disciplina, o gosto pelo estudo, por aprender coisas novas, mas não pode ser assim, deveria ser o contrário. Vamos acreditar que a cada início de ano as coisas possa sempre ser melhores, que a escola possa realmente cumprir seu papel. E que os pais cumpram seu dever durante todo o ano, sem confrontos com nós professores, em vez do  melhor celular, compre um livro, incentive seu filho aos projetos da escola, não alimente e incentive seu filho quando ele estiver errado, pois quem sofrerá as consequências adiante são os pais. Não reclame com o professor de uma nota baixa, castigue sim seu filho, pois com certeza na empresa em que ele trabalhar você não vai reclamar com o chefe dele. Alunos, frequentem a escola com o único objetivo de estudar, de aprender coisas novas, de cumprir as regras que a escola exige. Não seja violento com seus colegas, funcionários e professores, conserve a educação dada pelos seus pais e se eles não o deram aprenda com aqueles que a tem. Não faça do celular e do computador seus melhores amigos, brinque, corra, caia, se suje, aproveite a melhor época de sua vida, pergunte a seus pais e seus avós como se divertiam, com certeza eles tem muito pra falar. E vocês governantes, não brinquem com educação, lá estão crianças, jovens e adultos que dependem de vocês, pensem nisto.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

CARTAS QUE PODEM VIRAR LIVRO





Já a algum tempo que tenho o hábito de escrever aos jornais da região cartas que semanalmente são publicadas. Algumas são editadas pelos jornais, mas a grande maioria são publicadas na íntegra. Desde março de 2011 até o dia de hoje,15de janeiro de 2015 são mais de 400 cartas catalogadas. Muitas pessoas já me disseram e orientaram a publicar um livro. Confesso que a ideia vem tomando corpo e em um primeiro momento cataloguei todas as cartas que enviei. Não sou nenhum gênio ou intelectual, apenas gosto de colocar meus sentimentos e pensamentos na forma de textos, simples e objetivos. Talvez quem sabe, eu coloque esta ideia de um livro em prática.   

SECRETARIA DE ESPORTES : QUEM COMANDA

A secretaria de esportes de São Francisco do Sul, já a algum tempo vem encontrando dificuldades na falta de um gestor. O gestor indicado pelo prefeito afastou-se, e os comentários são diversos, assumiu um diretor, que até o dia de hoje ( 15/01/205 ) continua respondendo pela secretaria. Na verdade oque queremos é uma gestão mais dinâmica o ano todo e não somente quando chega a temporada de verão. Independente de quem seja o secretário, que haja mais dinamismo. a falta de competições é uma das reivindicações de muitos desportistas. Aliado a isto, outras atividades que poderiam ser realizadas e não se sabe porque não são realizadas.  Já a muito tempo começamos ao no com as competições de verão, logo vem os jogos escolares, algumas equipes treinam para as competições da fesporte e o ano esportivo termina. Esqueci de mencionar   alguns eventos realizados por empresas ( corridas rústicas por exemplo ) que pouco acrescentam a comunidade desportiva local. A semana da marinha revitalizada em alguns aspectos trás um pouco de algo positivo, mas acredito que muito mais poderia ser realizado. Faltam profissionais, acho que não, falta verba, talvez, mas a criatividade do gestor nesta hora conta muito. Sempre defendi a criação de uma fundação de esportes e uma gestão qualificada e técnica. Mas enquanto houver a força política, dificilmente teremos um esporte verdadeiramente competente.
          

REDAÇÕES DO ENEM

Talvez em outras épocas, o número de alunos/candidatos  que tiraram a nota zero na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos deixasse impressionados. Mas com a atual situação do ensino no Brasil, nada nos espanta, e coloca-se aí a escola pública e privada dentro deste panorama. Mas oque acontece com estes mais de 500 mil jovens (529.373 para sermos mais exatos ) que não conseguiram expor seus pensamentos em algumas linhas sobre o assunto abordado. Falta aos nossos jovens o hábito da leitura, nem os jornais que a escola recebe diariamente eles são capazes de ler, e olha que incentivo nãos falta, pois muitos  professores procuram trabalhar o hábito da leitura em sala de aula. Nossos jovens tem o péssimo hábito de escrever utilizando-se das gírias e da linguagem típicas da internet, oque com certeza interfere no aprendizado real. Ler um livro esta fora de questão, com muito esforço leem algumas linhas na escola. E isto que alguns gestores escolares defendem que a biblioteca é um espaço em desuso na escola, pois deveria ser obrigatória inclusive a sua utilização pelo menos uma vez na semana, pra fazer nossos jovens saírem desta febre virtual e começarem a cair novamente no mundo real, da caneta, do lápis e da borracha.      

       

"Vereadores e a Campanha do Pão e Circo: A Compra de Votos e o Desrespeito à Democracia"

  A expressão "pão e circo", originária da Roma Antiga, reflete uma prática que, apesar dos séculos, permanece incrivelmente atual...