segunda-feira, 6 de abril de 2015
ESCOLA
Motivar nossos alunos a uma prática saudável de exercícios físicos esta cada vez mais difícil. E isto se complica quando se chega a idade dos 14 anos. O que notamos é que as aulas de educação física para muitos de nossos alunos se transforma no único momento do dia em que ele pratica alguma atividade. Imagino as criança e e jovens que moram em cidades onde as opções para a prática de atividades físicas é limitada, e em muitos a única opção é o ginásio municipal. Com as mudanças previstas na LDB, hoje temos o 9ºano e a idade do ensino fundamental normalmente vai até os 15 anos. Nesta fase é que as coisas se complicam, estes jovens tem muita pouca responsabilidade e disciplina. Você colocar regras se torna complicado e muitas vezes os alunos te enfrentam sem respeito algum. Tenho por hábito exigir o uniforme, não permito que tragam celular, bonés, roupa curta demais, e doces nas aulas prática de educação física, são regras os pais já tem conhecimento e não aceito reclamações, e nem desrespeito dos alunos. A vida lá fora será pior, ou se cumpre as regras ou você fica fora do mercado, e isto a escola tem a obrigação de ensinar também, o respeito e a disciplina. Outra situação é que nesta idade tanto os meninos quanto as meninas que não se ocupam de algum esporte geralmente ficam ociosos, oque se torna perigoso no mundo em que vivemos hoje com toda esta liberdade. Mais cedo vem o álcool, o cigarro e consequentemente as drogas.
JOGOS ESCOLARES
E lá se vão mais de 20 anos dedicados e educação física escolar. Agora se iniciam as fases municipais dos jogos escolares. Os órgãos responsáveis pelo esporte ( secretarias, fundações ou departamentos, conforme a política de cada cidade ) começam a mobilizar as escolas. Oque mais me deixa indignado é que muitos municípios se utilizam destas competições escolares para dar a entender que fazem esporte escolar o ano inteiro. Uma triste realidade é que no país da copa e das olimpíadas, as escolas ficam isoladas durante um ano inteiro, somente com esta atividade realizada muitas vezes em alguns dias. Depois cada aluno e professor retorna pra sua escola e a velha rotina continua. Poderiam estes órgãos realizar festivais em várias modalidades, vôlei, handebol, basquete, entre outras em idades variadas entre 9 e 13 anos por exemplo, assim mobilizaria um grande número de crianças e se iniciaria muitas no esporte. Muitas escolas não possuem espaço adequado e as crianças praticam educação física em locais sem a mínima condição e estes festivais oportunizaria muitas crianças a se entrar em uma quadra. Outra culpada pela falta de incentivo é fesporte, estas fases regionais ou micro como queiram, para as fases seguintes classificam-se uma equipe em algumas modalidades, você disputar contra a maior cidade do estado que possui instituições de ensino particular que oferecem bolsa a alunos com talento motor em várias modalidades, fica muito difícil e ainda falam em inclusão. É preciso que se revitalizem estas competições escolares, pois já caíram na mesmice a tempos.
terça-feira, 3 de março de 2015
ESPORTE E POLÍTICA
Desde o início do governo atual, enfrentamos problemas no esporte. Criticavam a administração anterior que mantinha muitos cargos de confiança e hoje talvez existam mais cargos que na gestão passada. Vejo como lado positivo as contratações de professores via concurso, uma sala de fisioterapia e o espaço destinado as artes marciais, mas parou por aí. Sempre defendi um profissional de educação física gerenciando o esporte, hoje eu talvez veja de uma maneira um pouco diferente, defendo uma gestão técnica, um profissional preparado e com postura de dirigente. Gestão desportiva é coisa séria. E claro uma fundação de esporte, nada ligado a prefeitura, secretaria não funciona, principalmente no quesito recursos. O esporte francisquense precisa de um upgrade, uma pessoa capaz de mudar esta realidade que vivemos hoje. Na gestão atual pouca coisa funcionou e oque funcionou não se deu continuidade, e este o maior pecado de administrações anteriores. Vamos aguardar os próximos acontecimentos.
quarta-feira, 28 de janeiro de 2015
COPA KIDS : NOVO DESAFIO
Recebi com surpresa o convite do coordenador da eventos, Ivo, para coordenar a copa kids séries ouro e prata de 2015. É um grande desafio por vários aspectos. A responsabilidade é grande e espero contar com a ajuda de todos neste processo. O evento tomou grandes proporções, principalmente ano passado com a participação de novas equipes de vários municípios e do grupo SCC/SBT. Algumas pequenas mudanças estão previstas, mas nada que tire as características do evento.
quarta-feira, 21 de janeiro de 2015
RETORNO AS AULAS
RETORNO AS AULAS
Logo estaremos de volta a escola. Nós professores ansiosos para começar mais um ciclo em nossa vida profissional, nossos alunos ( pelo menos a maioria deles ) felizes pelo primeiro dia de aula, a emoção de rever seus amigos e de novas amizades.Um novo começo,aprender coisas novas, e logo escrever algumas linhas no seu novo caderno. o n ovo penteado, o novo uniforme, o material escolar comprado com esforço pelos pais, a curiosidade para saber quem são os novos professores. Pelo mesmo era assim na nossa época. Nossos alunos crescem e com eles a falta de entusiasmo, a falta de respeito as regras e a disciplina, o gosto pelo estudo, por aprender coisas novas, mas não pode ser assim, deveria ser o contrário. Vamos acreditar que a cada início de ano as coisas possa sempre ser melhores, que a escola possa realmente cumprir seu papel. E que os pais cumpram seu dever durante todo o ano, sem confrontos com nós professores, em vez do melhor celular, compre um livro, incentive seu filho aos projetos da escola, não alimente e incentive seu filho quando ele estiver errado, pois quem sofrerá as consequências adiante são os pais. Não reclame com o professor de uma nota baixa, castigue sim seu filho, pois com certeza na empresa em que ele trabalhar você não vai reclamar com o chefe dele. Alunos, frequentem a escola com o único objetivo de estudar, de aprender coisas novas, de cumprir as regras que a escola exige. Não seja violento com seus colegas, funcionários e professores, conserve a educação dada pelos seus pais e se eles não o deram aprenda com aqueles que a tem. Não faça do celular e do computador seus melhores amigos, brinque, corra, caia, se suje, aproveite a melhor época de sua vida, pergunte a seus pais e seus avós como se divertiam, com certeza eles tem muito pra falar. E vocês governantes, não brinquem com educação, lá estão crianças, jovens e adultos que dependem de vocês, pensem nisto.
quinta-feira, 15 de janeiro de 2015
CARTAS QUE PODEM VIRAR LIVRO
Já a algum tempo que tenho o hábito de escrever aos jornais da região cartas que semanalmente são publicadas. Algumas são editadas pelos jornais, mas a grande maioria são publicadas na íntegra. Desde março de 2011 até o dia de hoje,15de janeiro de 2015 são mais de 400 cartas catalogadas. Muitas pessoas já me disseram e orientaram a publicar um livro. Confesso que a ideia vem tomando corpo e em um primeiro momento cataloguei todas as cartas que enviei. Não sou nenhum gênio ou intelectual, apenas gosto de colocar meus sentimentos e pensamentos na forma de textos, simples e objetivos. Talvez quem sabe, eu coloque esta ideia de um livro em prática.
SECRETARIA DE ESPORTES : QUEM COMANDA
A secretaria de esportes de São Francisco do Sul, já a algum tempo vem encontrando dificuldades na falta de um gestor. O gestor indicado pelo prefeito afastou-se, e os comentários são diversos, assumiu um diretor, que até o dia de hoje ( 15/01/205 ) continua respondendo pela secretaria. Na verdade oque queremos é uma gestão mais dinâmica o ano todo e não somente quando chega a temporada de verão. Independente de quem seja o secretário, que haja mais dinamismo. a falta de competições é uma das reivindicações de muitos desportistas. Aliado a isto, outras atividades que poderiam ser realizadas e não se sabe porque não são realizadas. Já a muito tempo começamos ao no com as competições de verão, logo vem os jogos escolares, algumas equipes treinam para as competições da fesporte e o ano esportivo termina. Esqueci de mencionar alguns eventos realizados por empresas ( corridas rústicas por exemplo ) que pouco acrescentam a comunidade desportiva local. A semana da marinha revitalizada em alguns aspectos trás um pouco de algo positivo, mas acredito que muito mais poderia ser realizado. Faltam profissionais, acho que não, falta verba, talvez, mas a criatividade do gestor nesta hora conta muito. Sempre defendi a criação de uma fundação de esportes e uma gestão qualificada e técnica. Mas enquanto houver a força política, dificilmente teremos um esporte verdadeiramente competente.
REDAÇÕES DO ENEM
Talvez em outras épocas, o número de alunos/candidatos que tiraram a nota zero na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos deixasse impressionados. Mas com a atual situação do ensino no Brasil, nada nos espanta, e coloca-se aí a escola pública e privada dentro deste panorama. Mas oque acontece com estes mais de 500 mil jovens (529.373 para sermos mais exatos ) que não conseguiram expor seus pensamentos em algumas linhas sobre o assunto abordado. Falta aos nossos jovens o hábito da leitura, nem os jornais que a escola recebe diariamente eles são capazes de ler, e olha que incentivo nãos falta, pois muitos professores procuram trabalhar o hábito da leitura em sala de aula. Nossos jovens tem o péssimo hábito de escrever utilizando-se das gírias e da linguagem típicas da internet, oque com certeza interfere no aprendizado real. Ler um livro esta fora de questão, com muito esforço leem algumas linhas na escola. E isto que alguns gestores escolares defendem que a biblioteca é um espaço em desuso na escola, pois deveria ser obrigatória inclusive a sua utilização pelo menos uma vez na semana, pra fazer nossos jovens saírem desta febre virtual e começarem a cair novamente no mundo real, da caneta, do lápis e da borracha.
Assinar:
Postagens (Atom)
"Vereadores e a Campanha do Pão e Circo: A Compra de Votos e o Desrespeito à Democracia"
A expressão "pão e circo", originária da Roma Antiga, reflete uma prática que, apesar dos séculos, permanece incrivelmente atual...