terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

CHEQUE GORDO : PREMIAÇÃO NAS COMPETIÇÕES DE VERÃO

A temporada de verão vai chegando ao fim. As atividades esportivas e de lazer nas praias estão agora na fase de avaliação, contar os números é oque importa. A elitização das competições é evidente, premiações em dinheiro, equipes investindo muito dinheiro na contratação de atletas, altas taxas de inscrição e altos investimentos em estrutura. Do ponto e vista turístico estes eventos são praticamente essenciais. A pergunta que se faz é, durante o ano muito ouviu-se que não haviam recursos para competições, bem como outros projetos e como num passe de mágica no final de ano estes recursos aparecem em grande escala. Se apenas uma porcentagem destes valores pagos as equipes campeãs fossem investidos em competições locais, com certeza teríamos esporte ao ano inteiro. Mas vá entender a cabeça destes dirigentes.
               

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

DEPOIS DA AREIA : FIM DE TEMPORADA E ESPORTE FRANCISQUENSE DEVE VOLTAR A REALIDADE

Foram praticamente 5 meses,entre a preparação e o final dos eventos de verão. Cinco meses em que a secretaria de esportes dedicou-se aos eventos de verão nas areias e quadra da enseada. Um verdadeiro batalhão de profissionais, equipes de arbitragem, professores de educação física e uma grande estrutura para proporcionar ao turista e as equipes um evento de qualidade. Esperamos que esta mesma qualidade e um pouco desta estrutura seja destinada ao esporte nos meses que no resta, porque com certeza logo vem mais uma temporada de verão. Não sabemos qual o planejamento de competições ( se é que existe ) para este ano,mas o fato é que não existe uma discussão com os profissionais envolvidos no esporte. Vamos aguardar quais as "surpresas" esportivas para 2014.

         

VOLTA AS AULAS

Início das aulas, a escola se prepara para receber os alunos. A ansiedade toma conta dos pequenos estudantes. A mochila nova trás o lápis, a borracha e os cadernos. A professora a espera dos seus alunos na porta da sala e os pais até a hora do sinal acompanham seus filhos. A diretora perfila as turmas para os primeiros recadinhos e apresenta alguns novos professores e após a Oração pelo Brasil deseja bom dia e solicita aos alunos que sigam as suas salas, e as turmas em silêncio entram cada uma em suas salas de aula, ainda com o velho ventilador, porque os aparelhos de ar condicionado apenas enfeitam a parede. No recreio dos pequenos as brincadeiras ainda são tímidas, estão apenas se conhecendo, os maiores já fazem seus grupinhos e com os celulares a mostra tiram as primeiras fotos. E começamos tudo novamente, faltam professores em algumas disciplinas, escolas ainda interditadas, salas com lotação máxima, turmas remanejadas, material didático e de limpeza ainda em licitação, e professores com seus salários diminuídos por falta de aulas em sua disciplina.Talvez o magistério seja a única profissão no mundo em que quanto mais o tempo passa você perde seus direitos. As esperanças a cada ano se renovam, mas os problemas sempre são os mesmos e em ano eleitoral já sabemos qual o discurso de nossos candidatos. Vamos rezar a oração pelo Brasil todos os dias e torcer para que a educação seja valorizada em todos os aspectos.

"Vereadores e a Campanha do Pão e Circo: A Compra de Votos e o Desrespeito à Democracia"

  A expressão "pão e circo", originária da Roma Antiga, reflete uma prática que, apesar dos séculos, permanece incrivelmente atual...