terça-feira, 15 de janeiro de 2013

LEITOR RECLAMA DA FALTA DE OPÇÕES DE ESPORTE E LAZER NA PRAIA DO ERVINO

AN / 15 DE JANEIRO DE 2013 Ervino
Frequento a praia do Ervino, em São Francisco do Sul, faz alguns anos, quase todos os fins de semana, seja verão ou inverno, faça chuva ou faça sol. A praia é excelente e tem tudo para ser uma das mais bonitas de Santa Catarina. Uma pena que tenha poucas opções de lazer e de prática esportiva. No início do ano, eu e meu filho fomos à procura de dois palanques de madeira e enterramos na areia para fixarmos uma fita de slack-line (prática que se assemelha ao equilíbrio em uma corda bamba). Colocamos em um local que não atrapalhasse ninguém, próximo ao posto de salva-vidas nº 2, em frente à rua Carijós. Pessoas que caminhavam na praia mostraram interesse. No fim de semana, para a nossa surpresa, os palanques foram arrancados e sumiram. São atitudes como esta que não deixam a praia evoluir. Mas o esporte exige persistência, e sou persistente. Vou procurar outros palanques e os colocarei no mesmo lugar.
Osni Pabst,
Joinville
 


 

   Excelente o comentário do leitor Osni Pabst, reclamando da falta de atividades esportivas e de lazer na praia do ervino. Por várias vezes comentei a possibilidades destas atividades serem desenvolvidas não somente na enseada. mas em outras praias,inclusive nas praias do bairro paulas onde aos finais de semana atrai grande número de veranistas que preferem a tranquilidade destas praias. Estas atividades são importantes não só para os veranistas, mas para os próprios moradores que sem condições de irem aos balneários frequentam as praias localizadas nos bairros. Acredito que secretaria de esportes, responsável pelas atividades de verão na praia da enseada, teria condições de sobra de criar projetos para atividades em outras praias, falta de profissionais não seria o motivo, pois recentemente foi feito um concurso para contratação e efetivação de profissionais de educação física, mesmo com baixos salários e a falta de opção de carga horária. Acredito que o prefeito municipal atento a estas questões, cobre mais empenho da secretaria, já que o mesmo deu estrutura suficiente para o desenvolvimento do esporte em todas as localidades do município.
MARCELO ROBERTO VIEIRA BRAGA

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

GERENCIAMENTO ESPORTIVO : HÁ 12 ANOS UM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NÃO GERENCIA O ESPORTE


Há exatamente doze anos que o esporte francisquense não tem no seu comando um profissional de educação física. Foram duas gestões, oito anos do antigo prefeito Odilon (PMDB) e no seu primeiro mandato o atual prefeito Luiz Roberto (PP) também não depositou confiança em nenhum profissional da área para gerenciar o esporte, já que em sua plataforma do primeiro mandato previa o preenchimento dos cargos com técnicos diretamente ligados á área de atuação. A educação física hoje tem sua representação, porque a lei exige isso de todos que desejarem trabalhar com Educação Física, o sistema CONFEF /CREFs está para os profissionais de Educação Física assim como o CRM está para os médicos, a OAB para os advogados ou o CREA está para os engenheiros, etc. Mas infelizmente ainda presenciamos atividades ligadas ao esporte sendo orientadas por pessoas sem formação e o gerenciamento desportivo não foge a regra. Com a abertura do mercado e da regulamentação da profissão, hoje temos muitos profissionais ainda em formação e procurando entrar no mercado de trabalho, desta forma é importante que qualquer transgressão a lei seja denunciada. Parabéns ao  prefeito eleito de Joinville  Udo Döhler que apostou em um profissional de educação física da cidade para gerenciar o esporte.

 

MARCELO ROBERTO VIEIRA BRAGA


"Vereadores e a Campanha do Pão e Circo: A Compra de Votos e o Desrespeito à Democracia"

  A expressão "pão e circo", originária da Roma Antiga, reflete uma prática que, apesar dos séculos, permanece incrivelmente atual...